Lançamento de campanha europeia contra o Tráfico de Seres Humanos

Prevenir o tráfico Humano", “Tu tens Direitos" são o mote da nova campanha de combate ao tráfico de seres humanos lançada hoje, Dia Europeu do Combate ao Tráfico de Seres Humanos.

A apresentação da campanha decorreu no segundo dia da Conferência Internacional sobre tráfico de crianças realizada em Lisboa, numa organização levada a cabo pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e Europol. A Diretora Nacional do SEF, Cristina Gatões, fez o lançamento oficial da campanha, que conta com diversos materiais informativos a distribuir pelas potenciais vítimas do tráfico de seres humanos.

O principal objetivo da campanha é alertar as potenciais vítimas dos principais canais onde poderão encontrar ajuda, proteção e informação. A campanha pretende também sensibilizar as potenciais vítimas para o facto de possuírem direitos em toda a União Europeia, entre os quais assistência e apoio, proteção, direitos humanos e laborais, bem como um período de reflexão e direitos de residência e reintegração.

Em Portugal os materiais da campanha encontram-se disponíveis em português, checo, mandarim, hindi, romeno, russo e ucraniano e serão distribuídos com o apoio de todas as entidades nacionais e organizações não governamentais portuguesas inseridas na Rede Nacional de Apoio e Proteção a Vítimas de Tráfico. Os locais preferenciais de colocação dos materiais serão os pontos de passagem das potenciais vítimas.

Trata-se de uma iniciativa a nível europeu, coordenada pela Rede Europeia de Prevenção da Criminalidade (European Crime Prevention Network), com a participação da Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, República Checa, Estónia, Finlândia, Grécia, Hungria, Islândia, Irlanda, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Holanda, Noruega, Polónia, Portugal, Roménia, República Eslovaca, Eslovénia e Espanha.