Drone sobrevoou cadeia em Matosinhos deixando cair um saco com telemóveis

De acordo com o Correio da Manhã, um drone sobrevoou a cadeia de Custoias, em Matosinhos, na madrugada da passada terça-feira, deixando cair no pátio um saco que continha um pacote de leite, três telemóveis e um carregador.

No momento em que o drone sobrevoava a prisão, as torres de vigia estavam sem guardas prisionais. O caso foi detetado através das câmaras de videovigilância.

Os referidos objetos foram apreendidos pelos guardas prisionais antes de chegarem às mãos dos reclusos, não tendo sido possível apreender o drone nem apurar quem o estava a controlar.

Recorde-se que o acesso dos reclusos a telemóveis tem gerado controvérsia, especialmente após a divulgação de imagens de uma festa na cadeia de Paços de Ferreira, que terá sido filmada através do telemóvel de um dos reclusos. O caso redundou na demissão da diretora do Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira e levou à abertura de uma investigação, com rusgas por parte do Grupo de Intervenção e Segurança Prisional (GISP), que resultaram na apreensão de cerca de 79 telemóveis, droga, seringas e outros materiais.