ePortugal, o novo portal que agrega todos os serviços da Administração Pública

O novo portal agrega os serviços da Administração Pública e permite o acesso a informação, certidões e outros documentos.

A possibilidade de consultar de forma rápida a sua situação relativa às Finanças e à Saúde, bem como as mensagens que os serviços trocam sobre si, constitui uma das grandes novidades.

O novo portal vem substituir o Portal do Cidadão, que foi lançado em 2004 e revisto em 2015, relativamente ao design e funcionalidades.

O propósito é concentrar todos os serviços da Administração Pública num local que facilite a consulta para o cidadão e para as empresas, permitindo a consulta de serviços, a requisição de documentos, entre outros.

"Esta é uma Super medida Simplex", defendeu Maria Manuel Leitão Marques, ministra da presidência e da Modernização Administrativa, lembrando que a burocracia eletrónica por vezes é pior do que a burocracia física e que o portal combate isso mesmo. O objetivo "não é tomar conta dos serviços das outras áreas", mas simplificar, sublinha, afirmando que não está a sonhar e "não é preciso por vacas a voar", numa referência ao lançamento do Simplex +.

O ePortugal já esta online e tem um novo design, uma nova identidade, maior número de serviços, assim como um assistente inteligente para ajudar os cidadãos a encontrar aquilo de que precisam.