Turistas filmam detenção agressiva em Lisboa e acusam polícia de racismo (com vídeos)

As imagens foram captadas por turistas, quando quatro agentes da PSP detiveram um homem negro, que segundo as próprias, não estava a fazer nada

Uma das mulheres refere, no vídeo, que o homem “só estava a andar”. "Sabem o que isto é? Racismo", garantem, acrescentando: "Nós vimos tudo desde o principio. Ele só estava a andar, pararam-no e disseram-lhe: ‘tens um ar suspeito’". Posto isto, outra mulher responde: "Sim, porque é negro".

Num outro vídeo, filmado antes da detenção, o homem dá a entender que já não é a primeira vez que é interpelado na rua pela PSP. ”Já estou farto. É porque eu sou preto. É porque eu tenho rastas?”, diz.

No vídeo que se segue a esse, partilhado pelas turistas, o homem já está rodeado por quatro agentes que o estão a revistar e que o tentam imobilizar, para o levarem detido, o que acaba por acontecer, ainda que este dissesse repetidamente que não tinha feito nada e que só queria ir jantar com o filho.

O jornal Sol, escreve que a PSP, contactada pela Sábado, disse ainda não ter conhecimento do caso e remeteu declarações para mais tarde