Quatro detidos no Algarve por exercício ilegal de segurança

No âmbito da Operação Verão Seguro 2018 – Polícia Sempre Presente, o Departamento de Segurança Privada desenvolveu uma operação de fiscalização a estabelecimentos de diversão noturna, no âmbito da Lei de Segurança Privada, entre os dias 21 e 24 de agosto, no distrito de Faro.

Do trabalho de fiscalização resultaram quatro detenções por exercício ilegal de segurança privada, duas no concelho de Lagos e duas no concelho de Albufeira. Verificaram-se ainda diversas contraordenações previstas na Lei n.º 34/2013 de 16 de maio, tais como falta de aviso de utilização de detetor de metais, sistema de videovigilância a gravar por um período superior a trinta dias, falta de câmaras de videovigilância nos acessos ao estabelecimento, entre outras.

A PSP dá nota do seu empenho na deteção de situações ilícitas de exercício da atividade de segurança privada, bem como do acompanhamento permanente que prossegue junto de todos os atores destes meios profissionais, reprimindo ilícitos desta natureza e contribuindo também para o desejado efeito preventivo e dissuasor.

De realçar ainda que a Polícia de Segurança Pública levou a cabo uma ação de reforço de visibilidade e fiscalização preventiva nos acessos e áreas de circulação de viaturas e passageiros dos aeroportos internacionais portugueses no dia 23 de agosto, envolvendo cerca de três centenas de operacionais.

Esta ação contou com o efetivo das Divisões de Segurança Aeroportuária de Lisboa, Faro, Porto, Beja, Funchal e Ponta Delgada, reforçados por efetivo dos respetivos comandos e da Unidade Especial de Polícia .

Da operação resultou a deteção de 34 infrações ao código da estrada e uma detenção por posse de arma branca.