“Fogooooooooo fujam”. MEO envia alerta aos clientes por engano

"Fogooooooooo fujam”. Foi uma das mensagens enviadas pela operadora MEO a alguns clientes da MEO durante a manhã de hoje, provenientes de um remetente com o nome TestPT1, informa o órgão de comunicação 'i'.

A mesma fonte refere que os clientes receberam outros SMS como: “Mensagem de teste Teresa 2” e “Mensagem de teste 04”.

Mais tarde, a PT enviou novas mensagens aos destinatários pedindo “desculpa pelo incómodo” e revelando que, durante esta quarta-feira, “foram enviados SMS de teste por erro”, acrescentando que os clientes devem ignorar os alertas.

O i contactou a PT/Altice que explicou ter havido “anomalia informática, impossível de contornar” e que os clientes afectados serão avisados de que devem ignorar os avisos de teste e de fogo.

Um operador explicou através da linha 1696 que a empresa tem estado “a testar um novo sistema de alertas da Proteção Civil” e que as mensagens de teste estavam a ser “trocadas internamente”, tendo chegado aos clientes “por lapso”.

A Proteção Civil diz não ter conhecimento de quaisquer mensagens.

No próximo dia 1 de junho entra em vigor um novo sistema de alertas via mensagens de telemóvel que avisa as populações de zonas com maior risco de incêndio sobre perigos e comportamentos a adoptar através da sua operadora móvel, resultante de uma parceria entre as operadoras e a ANPC.