57% dos portugueses lamenta não ter tido um caso durante as férias
O conhecido motor de busca de voos e hotéis www.jetcost.pt quis identificar de que se arrependem os portugueses quando regressam a casa após uns dias de férias.
Ter comido demasiado e voltar com uns quilogramas a mais, não ter controlado o bolso e ter gasto mais do que o previsto ou, inclusive, ter tido algum acidente ao praticar um desporto que não se pratica durante o ano. Contudo, o mais surpreendente, constatou o Jetcost na sua pesquisa, é que 57% dos portugueses lamenta é não ter conseguido engatar.
A todos os entrevistados foi pedido, em primeiro lugar, para fazerem uma pequena lista onde dissessem o que mais se arrependem depois de uns dias de férias. No top 10 estão 'Não ter conseguido engatar' (57%); 'Ganhar peso' (55%); 'Gastar muito dinheiro' (50%); 'Discutir com quem passou as férias' (42%), 'Voltar com alguma lesão ou pequena ferida e/ou adoentado' (37%); 'Ter abusado de bebidas alcoólicas' (36%); 'Ser demasiado restrito com os filhos' (29%); 'Não ter aproveitado melhor o tempo' (28%); 'Ter sido infiel' (16%) e 'Aborrecer-me com um amigo' (13%).
Só 14% disse que nunca se tinha arrependido de nada do que fez durante as suas férias.
Depois de cada um ter construído a sua lista, foi perguntado se durante uma ponte ou umas férias teriam tomado uma decisão que tivesse mudado a sua vida, tendo quase dois terços (62%) respondido que sim. As respostas mais comuns foram divorciar-se (17%), deixar o trabalho (13%) e mudar-se para o estrangeiro (9%).
Quase três quartos dos entrevistados (72%) disseram que durante as suas férias tinham pensado mais sobre a vida e quase metade (48%) respondeu que se sentia muito mais feliz depois delas.
Um porta-voz da Jetcost disse estar seguro de que muitos de nós desejaríamos poder regressar ao passado e reviver a nossa última ponte ou as férias mais recentes, não só por termos desfrutado de uns dias muito bons como também por, certamente, algo que saiu da nossa rotina diária".
"Não é estranho que alguns quisessem voltar a elas porque lamentam não ter feito algo. É normal que durante aqueles dias se tenha perdido um pouco o controlo e se tenha ganhado algum peso ou gastado mais dinheiro do que o previsto, mas para nós o mais curioso na pesquisa é haver tantos portugueses a manifestar que gostam de reviver de novo as suas férias, porque a razão mais profunda para voltarem a revivê-las é estarem arrependidos de não ter tido 'um engate'".
A Jetcost recomenda pensar um pouco mais sobre o que se fez e não voltar a casa com o arrependimento de ter discutido com quem tenha passado as férias, ter sido infiel e/ou acima de tudo estar sempre a repreender as crianças. "Nas férias, desfrutar, desfrutar, desfrutar é a palavra de ordem.
RELACIONADOS