Mau tempo: Dois portos dos Açores encerrados a toda a navegação

DR

Os portos da Calheta, em São Jorge, e das Poças, em Santa Cruz das Flores, estão encerrados à navegação, devido ao mau tempo que afeta o arquipélago dos Açores, informou a autoridade marítima local.

Em comunicado, o capitão do porto da Horta, Rafael da Silva, refere que, “em face da previsão de evolução das condições de estado do mar, o Porto da Calheta, em São Jorge, se encontra fechado a toda a navegação”.

A autoridade marítima determinou ainda o fecho do porto das Poças, em Santa Cruz das Flores, a toda a navegação devido ao estado do mar.

O mau tempo já obrigou hoje a transportadora aérea SATA a cancelar cinco voos, enquanto um outro divergiu.

De acordo com a companhia, foram cancelados os voos da SATA Air Azores (que assegura as ligações entre ilhas) Ponta Delgada-Pico-Ponta Delgada e Terceira-Graciosa-Terceira, com um total de 139 passageiros que seguem viagem em ligações a realizar na terça-feira.

O voo da Azores Airlines (que realiza voos para fora do arquipélago) Lisboa-Pico divergiu para Ponta Delgada com 57 passageiros a bordo, pelo que foi cancelada a ligação Pico-Lisboa com 80 pessoas.

Os passageiros vão ser protegidos ao longo do dia de hoje em voos Ponta Delgada-Pico-Ponta Delgada e na terça-feira Ponta Delgada-Lisboa.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje sete ilhas dos Açores sob aviso amarelo devido à previsão de chuva e vento.

No grupo oriental, ilhas de São Miguel e Santa Maria, o aviso para precipitação vigora entre as 15:00 de hoje e as 03:00 de terça-feira (04:00 em Lisboa).

Para o grupo central, ilhas do Pico, Faial, Graciosa, Terceira e São Jorge, o aviso amarelo para chuva e vento mantém-se até às 21:00.

Segundo a Delegação Regional dos Açores do IPMA, “estes avisos devem-se a um sistema frontal que condiciona o estado do tempo em todo o arquipélago”, sendo que a precipitação deverá ser pontualmente forte e o vento não deverá ultrapassar os 100 quilómetros/hora.

O aviso amarelo é o menos grave de uma escala de três e representa risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.