MADEIRA Meteorologia

Coletivos lançam campanha de recolha de fundos contra despejos

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
01 Novembro 2023
12:56

Os coletivos pelo direito à habitação Habita e Stop Despejos lançaram uma campanha de recolha de fundos para "parar todos os despejos sem alternativa digna".

Segundo um comunicado, a iniciativa foi "motivada pelo gesto espontâneo e solidário" de uma vizinha da família que foi despejada na semana passada em Arroios.

Essa vizinha, Maria, "adiantou o dinheiro" para que a família - composta por um casal, Alcina e Carlos, e pelo pai de Alcina, José Manuel, com 89 anos e em cadeira de rodas - pudesse ficar num alojamento local "durante uma semana".

O objetivo da campanha "é pôr fim a todos os despejos (…) sem alternativa habitacional digna", explicam as duas associações, exigindo a suspensão dessa ferramenta, tal como aconteceu durante a pandemia.

Simultaneamente, a recolha de fundos - iniciada na terça-feira (https://ppl.pt/causas/pararosdespejosja) e que, à hora desta publicação, angariou 593 euros, quase metade do valor que se propõe atingir - pretende "restituir o dinheiro que a Maria adiantou (e do qual necessita)".

Além da Maria, a família despejada contou com "a solidariedade de um outro vizinho, o ilustrador Nuno Saraiva, que acolheu na sua casa, durante o dia do despejo, o pai idoso em cadeira de rodas", contam as associações.

Definindo o despejo como "um ato violento, desumano e traumático", a Habita e a Stop Despejos denunciam as "alternativas" propostas à família de Arroios pelas instituições públicas, que não asseguraram "o direito de uma família a permanecer junta quando assim o desejar e a não abandonar os seus animais de estimação".

"As soluções não são pensões, nem abrigos da proteção civil. As pensões são para os turistas e os abrigos de proteção civil para as catástrofes. Os despejos não podem vir primeiro na ordem das coisas", sustentam.

Lembrando que a família voltará "à estaca zero" já neste sábado, os coletivos vincam que "as pessoas não são lixo para ser despejado".

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como avalia o desempenho das autoridades no combate ao tráfico de droga?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas