MADEIRA Meteorologia

Investigador diz que Fernando Pessoa "reprimiu a sua homossexualidade"

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
03 Maio 2023
15:06

O investigador Victor Correia escreve, num livro a ser apresentado quinta-feira, que o poeta Fernando Pessoa (1888-1935) "reprimiu a sua homossexualidade, [e a] viveu através da literatura".

O investigador, doutorado em Filosofia Política e Jurídica pela Universidade da Sorbonne, considera, em "A homossexualidade de Fernando Pessoa", que a questão da homossexualidade do autor de "Mensagem" (1934) tem sido de certa forma ignorada por investigadores pessoanos, que acusa de "silêncio" sobre o tema.

"O silêncio de vários estudiosos de Fernando Pessoa, as suas omissões ou os seus rodeios, têm sido a tónica dominante sobre o tema da sexualidade em Fernando Pessoa", escreveu.

Quanto "à homossexualidade de Fernando Pessoa, existe explicitamente nuns e implicitamente noutros a negação da mesma, que por vezes tem subjacente preconceitos homofóbicos, que se manifestam de modo indireto, subtil e sinuoso", escreve o autor, referindo que "existe uma grande falta de conhecimento sobre Fernando Pessoa" entre o grande público.

Para o investigador, a recusa de Pessoa em publicar a sua obra em vida "não terá sido inocente e despropositada, pois continha muita coisa que só com o tempo viria a ser descoberta, que só hoje pode ser lida, e que a leitura atenta sem preconceitos permite concluir que Fernando Pessoa era homossexual".

A obra, com selo das Edições Vieira da Silva, é apresentada na quinta-feira, pelas 18:30, na Casa Fernando Pessoa, em Lisboa, pelo escritor Fernando Dacosta e pelo professor universitário Helder Bértolo, presidente da Opus Diversidades (ex-Opus Gay).

"A homossexualidade presente na obra de Fernando Pessoa não pode ser dissociada da personalidade do seu autor", afirma Correia.

Quanto à obra de Pessoa, Victor Correia chama à atenção que nos seus textos Pessoa criou "figuras cultivadas pelo imaginário homoerótico que o fascinaram", referindo o príncipe, o marinheiro, o cavaleiro e o pastor.

Por outro lado, as suas biografias imaginárias, que atribuiu às personagens, são "quase todas de homens solteiros, afastados da convivência feminina, e alguns deles sugeridos como homossexuais".

"A Homossexualidade de Fernando Pessoa" está dividida em 16 capítulos e aborda "a sexualidade enquanto tema em Pessoa" e os "percursos biográficos marcantes" do poeta.

Entre outras questões, Correia dedica ainda capítulos às designações dadas à homossexualidade e a sua utilização pelo poeta, metáforas homoeróticas na obra pessoana, "as mulheres e a feminilidade segundo Pessoa" ou as "práticas sexuais de Fernando Pessoa", referindo as "dificuldades de Pessoa em desenvolver a sua homossexualidade".

Sobre o poeta, Victor Correia publicou em novembro do ano passado, "Textos de Fernando Pessoa sobre Arte", com ilustrações de António Canau, tendo já em 2018 abordado o assunto a que regressa com o mais recente título em "Homossexualidade e Homoerotismo em Fernando Pessoa".

Dois anos depois, editou, pela Colibri, "Homossexualidade no Livro do Desassossego de Fernando Pessoa".

LUSA

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Acha que Portugal não devia participar na Eurovisão, em protesto pela presença de Israel?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

O I Fórum Regional Erasmus+ pôs em evidência o papel que a Madeira tem tido na aplicação deste programa. Secretária regional exorta a mais candidaturas,...

Mais Lidas

Últimas