MADEIRA Meteorologia

"Comandos" pronunciados pelo crime de falsificação de documentos na prova militar que vitimou Hugo Abreu

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
03 Fevereiro 2023
17:56

O comandante dos Comandos do Cursos 127, que acabou por provocar duas mortes a dois militares, entre eles o madeirense Hugo Abreu, está a ser acusado de falsificação de documentos militares, após o acidente da "Prova Zero".

A TVI avançou, no noticiário de uma desta sexta-feira, que o Comandante dos Comandos do curso 127, onde morreu o militar madeirense Hugo Abreu, vai ser julgado por falsificação de documentos, neste caso do "Guião da Prova Zero". Segundo a acusação do MP, este último documento terá sido forjado após as mortes dos militares que integravam o curso dos Comandos, há quase sete anos. Foi Carlos Alexandre que pronunciou o antigo comandante, Dores Moreira, e o seu adjunto, ambos por falsificação de documentos. Ao que tudo indica, perícias informáticas e oito testemunhas revelaram ao MP que o documento terá sido forjado depois dos acidentes que vitimaram os dois militares, entre eles o madeirense Hugo Abreu, e feriu ainda outros cinco soldados.

Recorde-se que, na altura do julgamento, apenas três dos 19 militares foram condenados a penas suspensas pela morte de dois comandos na instrução. Juíza diz que em tribunal civil a decisão tinha sido outra.

O 127º curso de Comandos tinha 67 instruendos e na madrugada de 4 de setembro de 2016, os militares foram levados para o Campo de Tiro de Alcochete e divididos em quatro grupos para dar início à "Prova Zero", que mais não é um circuito militar para testar os limites do corpo e da mente dos militares concorrentes aos comandos e acabar por eliminar aqueles que não conseguem superar.

Paulo Graça

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
11/04/2024 08:00

A finitude da vida é um tema que nos confronta com a essência da nossa existência, levando-nos a refletir sobre o significado e o propósito da nossa passagem...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas