Escuteiros convidados a descobrir o Mundo através de um Mercado Internacional

Viana do Castelo recebe este fim-de-semana, 28 e 29 de outubro, a 10.ª edição do Mercado Internacional. Meio milhar de escuteiros é esperado numa atividade que pretende despertar a curiosidade para diferentes realidades culturais e impulsionar projetos e atividades internacionais.

Despertar nas crianças e jovens o desejo de conhecer o Mundo é o mote para a décima edição do Mercado Internacional, que tem como tema a “Viagem pelo Mundo”. Os 400 escuteiros participantes nesta atividade, que tem como grande novidade a utilização do comboio como meio de transporte, vão ser desafiados a procurar novos desafios além-fronteiras.

No Mercado Internacional os participantes têm a oportunidade de conhecer e contactar com novas realidades, sejam elas ligadas ao CNE, sejam desafios externos ao movimento, mas que potenciam oportunidades e vivências de âmbito internacional.

São 27 plataformas (workshops) que vão estar presentes e onde os participantes vão ser desafiados a escolher o seu próximo destino, inspirados pela história de João Pedrosa, “Um Escuteiro que Emigrou” ou do Diogo Bhovan, que durante um mês viajou apenas a gastar um euro por dia, o programa Erasmus +, que este ano celebra 30 anos, a Comunidade de Taizé ou obter mais informações sobre os Caminhos de Santiago.

Ao terminar a “Viagem pelo Mundo” os escuteiros participam na “All Aboard”, uma Festa Internacional, que tem lugar no sábado à noite, no Seminário Diocesano de Viana do Castelo. Nesta Festa todos os participantes vão celebrar a diversidade cultural através de danças, gastronomia e música de todo o mundo.

No X Mercado Internacional vão participar escuteiros de nove regiões escutistas, a saber, Viana do Castelo, Porto, Braga, Portalegre e Castelo Branco, Madeira, Bragança, Coimbra, Algarve e Viseu.

Esta atividade é promovida pela Secretaria Internacional do Corpo Nacional de Escutas em parceria com o Junta Regional de Viana do Castelo.