MADEIRA Meteorologia

António Costa defende na ONU "novo contrato social para a educação"

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
20 Setembro 2022
9:02

O primeiro-ministro, António Costa, defendeu hoje na sede da ONU, em Nova Iorque, um "novo contrato social para a educação" que a reforce como "bem global comum", para combater as desigualdades e a exclusão.

António Costa falava na cimeira "Transformar a Educação", iniciativa convocada pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, que antecede o debate geral anual entre chefes de Estado e Governo dos 193 países membros da ONU.

Numa intervenção em português, de cerca de sete minutos, o primeiro-ministro salientou que "o direito a uma educação de qualidade, inclusiva e equitativa é ainda negado a centenas de milhões de crianças e jovens adultos" e que a pandemia de covid-19 "exacerbou estas desigualdades".

Depois, António Costa referiu que "a multiplicação de situações de emergência cria desafios acrescidos, pelo que devem constituir uma prioridade absoluta", e afirmou que "Portugal tem dado particular atenção a esta dimensão".

O primeiro-ministro destacou o programa de bolsas de estudo para estudantes sírios criado pelo antigo Presidente da República Jorge Sampaio, que morreu em setembro do ano passado, e o mais recente acolhimento em Portugal de crianças e jovens fugidos à guerra na Ucrânia.

"Garantimos a continuidade dos estudos superiores aos refugiados hoje da Ucrânia que solicitaram proteção temporária em Portugal. Acolhemos milhares de crianças oriundas da Ucrânia e temos procurado soluções inovadoras para garantir o seu acesso à educação e a sua inclusão, alargando agora as possibilidades criadas nos últimos anos tínhamos desenvolvido para o acolhimento dos refugiados da Síria", apontou.

"E concentrámos o nosso apoio à reconstrução da Ucrânia precisamente no setor da Educação, através de recuperação de escolas destruídas pela guerra", acrescentou o primeiro-ministro - que manifestou esta disponibilidade ao Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, quando visitou Kiev em maio.

António Costa defendeu que, "por todas estas razões", é necessário "um novo contrato social para a educação", que "promova o direito à educação de qualidade ao longo da vida e reforce a educação como um bem público e um bem global comum".

"Uma educação humanista e de qualidade, para todos, em todas as fases da vida. Uma educação aberta ao mundo, à diversidade, ao multilinguismo, à globalização e ao digital. Uma educação inclusiva e equitativa", prosseguiu.

O primeiro-ministro manifestou apoio às posições da UNESCO, agência para a educação, ciência e cultura das Nações Unidas, sobre esta matéria, contidas no relatório "Os Futuros da Educação", no qual realçou que "Portugal esteve diretamente envolvido".

"Uma resposta concertada da comunidade internacional é urgente e imperiosa para ultrapassarmos os desafios atuais", apelou.

António Costa chegou hoje a Nova Iorque, para participar no debate geral da 77.ª sessão da Assembleia Geral da ONU, em que intervirá na quinta-feira.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE

HISTÓRIAS DA MINHA HISTÓRIA

22/05/2026 07:30

Após o meu último texto, publicado neste espaço, em que discorri sobre as várias significações que atribuímos ao número sete, não pude deixar de pensar...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Acha que Portugal não devia participar na Eurovisão, em protesto pela presença de Israel?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas