MADEIRA Meteorologia

Apreendidos no Porto de Sines quase cinco milhões de cigarros "sofisticadamente dissimulados"

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
05 Agosto 2022
11:12

Quase cinco milhões de cigarros que estavam "sofisticadamente dissimulados" num contentor com mercadoria originária de Singapura foram apreendidos, na quarta-feira, no Porto de Sines (Setúbal), revelou hoje a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT).

Em comunicado, a AT indicou que, na ação levada a cabo pela delegação aduaneira de Sines, foram apreendidos 4.872.000 cigarros da marca "Englishman", que se encontravam "sofisticadamente dissimulados num contentor com mercadoria originária de Singapura".

O contentor, descarregado no Porto de Sines no final do passado mês de julho, foi "sujeito a controlo não intrusivo", disse.

A AT apurou a "elevada probabilidade de desconformidade entre a mercadoria declarada, ‘construções metálicas’, e a mercadoria efetivamente acondicionada no contentor".

Perante estes "indícios de tentativa de fraude de introdução de mercadoria [na União Europeia], de forma ilícita, foi realizado controlo físico da carga", lê-se no comunicado disponibilizado no Portal das Finanças.

Na operação, foi constatado "que se tratava de tabaco, dissimulado em oito paletes, as quais aparentemente continham perfis de metal e onde foram ocultados pacotes contendo quase cinco milhões de cigarros".

"A mercadoria foi de imediato apreendida tendo sido instaurado o competente procedimento criminal", avançou a AT.

A apreensão permitiu evitar a evasão de cerca de um milhão de euros, dos quais cerca de 900 mil euros respeitam ao Imposto sobre o Tabaco e IVA.

De acordo com a AT, a operação foi selecionada como resultado da análise dos dados declarados, aos quais foram aplicados métodos e técnicas de análise de risco desenvolvidas no âmbito da luta contra a fraude, evasão aduaneira e fiscal e os tráficos ilícitos.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
11/04/2024 08:00

A finitude da vida é um tema que nos confronta com a essência da nossa existência, levando-nos a refletir sobre o significado e o propósito da nossa passagem...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas