MADEIRA Meteorologia

Incêndios: Governo disponibiliza 500.000 euros para apoiar alimentação animal

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
27 Julho 2022
15:27

O Ministério da Agricultura disponibilizou um apoio extraordinário com 500.000 euros de dotação inicial para a compra de alimentação animal nos territórios afetados pelos incêndios rurais, sendo o pagamento feito com base nos prejuízos.

"O Ministério da Agricultura e da Alimentação assegura a disponibilização de um apoio extraordinário, com uma dotação inicial de 500.000 euros, para apoiar os agricultores na aquisição de alimentação animal, nos territórios afetados pela destruição causada pelos fogos rurais, que estão a atingir o país", anunciou, em comunicado.

O pagamento será feito mediante o levantamento dos prejuízos, que será realizado pelas Direções Regionais de Agricultura e Pescas, após o preenchimento de um formulário disponível no ‘site’ do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP).

Por outro lado, são fornecidas seis toneladas de alimento para abelhas, que será distribuído em articulação com a Federação Nacional de Apicultores.

"A estes apoios extraordinários, destinados a assegurar a alimentação animal, o Ministério da Agricultura e da Alimentação determinou à autoridade de gestão do PDR 2020 [Programa de Desenvolvimento Rural] a abertura das medidas de apoio ao restabelecimento do potencial produtivo das explorações agrícolas, logo que estejam concluídos os levantamentos das áreas e dos prejuízos", adiantou.

Segundo apontou o ministério tutelado por Maria do Céu Antunes, os dados provisórios, recolhidos até 26 de julho, indicam que a área ardida em Portugal totalizava perto de 58.000 hectares, sendo que 11%, ou seja, 6.377 hectares, correspondem a campos agrícolas.

Paula Abreu

OPINIÃO EM DESTAQUE
Geógrafo / Colaborador Europe Direct Madeira
23/03/2026 03:30

Pois, boa pergunta! Agora, há que “engolir em seco” a mais recente trapalhada de Trump. Mais uma, diga-se, para juntar ao extenso rol de decisões desastrosas...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Têm razão os enfermeiros em pedir escusa de responsabilidades?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas