MADEIRA Meteorologia

Bebé encontrado morto em contentor em Sintra foi colocado no lixo pelo avô

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
27 Junho 2022
12:43

O recém-nascido encontrado morto no contentor no Casal da Barôta, em Sintra, no passado domingo, terá sido colocado no lixo pelo prórprio avô.

A informação está a ser avançada pelo Jornal de Notícias, que noticia esta segunda-feira que a mãe do bebé, de 22 anos, sempre negou que estivesse grávida.

Entretanto, o pai da progenitora acabou por confessar que foi ele mesmo que colocou a criança no caixote do lixo.

Segundo avança esta publicação, o parto ocorreu na própria residência da família, que acabou por chamar os bombeiros, por volta das 20h15, para socorrer a parturiente que apresentava uma hemorragia vaginal, sem, no entanto, admitir que tinha acabado de dar à luz.

Segundo as autoridades que acorreram ao local, a habitação estava coberta de sangue, tendo, no momento, desconfiado de que se teria tratado de um aborto espontâneo.

"Em momento algum vimos um bebé na casa. Mas no hospital foi confirmada uma gravidez de termo", refere Nuno Paulino, adjunto do comando dos bombeiros locais.

Entretanto, a PSP foi alertada, tendo localizado o corpo do recém-nascido, envolto em toalhas ensanguentadas e já sem sinais vitais, no interior de um contentor perto da casa dos implicados, pelas 23h30.

"À nossa chegada encontrámos um agente da PSP a efetuar manobras de reanimação ao bebé, mas a equipa médica da VMER declarou o óbito pouco depois", disse o profissional, que mais informou que o "cordão umbilical foi cortado, mas não foi selado".

"Isso poderá ter provocado uma paragem cardiorespiratória", explicou.

Segundo Nuno Paulino, só mais tarde é que o pai da jovem confessou que a filha tinha entrado em trabalho de parto, tendo sido ele mesmo a abandonar o bebé, com cerca de sete meses de gestação. No entanto, não são, para já, conhecidas as razões do sucedido.

A investigação está agora sob a alçada da Polícia Judiciária.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
11/04/2024 08:00

A finitude da vida é um tema que nos confronta com a essência da nossa existência, levando-nos a refletir sobre o significado e o propósito da nossa passagem...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas