MADEIRA Meteorologia

Surdolímpicos: Presidente da República felicita missão por melhores resultados de sempre

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
16 Maio 2022
8:28

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou hoje a missão surdolímpica "pelos melhores resultados de sempre alcançados nos Jogos Surdolímpicos".

Marcelo Rebelo de Sousa "felicita todos os atletas portugueses que participaram na competição e agradece penhorado o esforço de todos os que a tornaram possível", segundo uma nota publicada na página oficial da Presidência da República.

Portugal fechou hoje a melhor participação de sempre em Jogos Surdolímpicos, competição que decorreu em Caxias do Sul, no Brasil, com quatro medalhas, duas das quais de ouro, e 12 diplomas.

Com uma representação de 12 atletas que competiram em seis modalidades, Portugal igualou em termos numéricos a participação nos Jogos Samsun2009, nos quais conquistou quatro medalhas, mas, com uma comitiva mais pequena, conseguiu mais diplomas e presenças em finais.

No ciclismo, o estreante André Soares deixa o Brasil com duas medalhas: uma de ouro na corrida por pontos, e uma de bronze na prova de contrarrelógio.

No judo, Joana Santos fez valer o estatuto de campeã mundial da categoria de -57 kg, e alcançou a medalha de ouro, que juntou a outras três já conquistadas em Jogos Surdolímpicos, mas nos torneios de -63 kg.

Hugo Passos, de 42 anos, despediu-se da alta competição com a conquista de uma medalha de bronze, na categoria -67 kg da luta greco-romana, somando a sua sétima subida ao pódio em Jogos Surdolímpicos.

As quatro medalhas conquistadas em Caxias do Sul, que acolheu os Jogos seis meses depois do previsto, devido à pandemia de covid-19, aumentam de 13 para 17 o pecúlio conseguido desde 1993, o ano da estreia lusa na competição.

Em Caxias do Sul foram disputadas 20 das 21 modalidades do calendário dos Jogos Surdolímpicos, uma vez que a competição de bowling decorrerá em outubro, em Kuala Lumpur, na Malásia.

Os Jogos Surdolímpicos, o segundo maior evento desportivo mais antigo do Mundo, tiveram a sua primeira edição em 1924, em Paris, tendo então sido disputados por 145 atletas oriundos de nove países europeus.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas