MADEIRA Meteorologia

Docentes subiram de escalão mas ainda não viram salários atualizados

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
24 Fevereiro 2022
17:24

O Sindicato de Todos os Profissionais da Educação (STOP) denunciou hoje a situação de professores que subiram de escalão no ano passado, mas continuam ser ter o respetivo aumento salarial.

"Nós recebemos dezenas de denúncias de professores, mas imaginamos que esta seja apenas a ponta de um icebergue", disse à Lusa o coordenador do STOP, André Pestana, não conseguindo avançar com um número concreto de docentes eventualmente lesados com o "enorme atraso no pagamento das atualizações salariais".

Estes professores subiram de escalão profissional no ano passado, mas "continuam sem a respetiva atualização salarial, nem sequer têm qualquer resposta por parte da tutela sobre a situação", acrescentou.

André Pestana alertou para o facto de esta situação poder acarretar outro problema: "Os professores deveriam estar a receber mais desde setembro do ano passado. Tal não aconteceu e se, entretanto, receberem com efeitos retroativos, isso poderá significar uma subida artificial de escalão do IRS".

O STOP considera "perverso" o eventual pagamento de mais impostos, porque a subida de escalão "não corresponde ao aumento salarial" e o "infrator, que é o Governo, vai sacar mais impostos, lesando os docentes que não tiveram qualquer responsabilidade".

A Lusa contactou o gabinete de imprensa do Ministério da Educação, mas não obteve qualquer resposta até ao momento.

Segundo André Pestana, também o STOP solicitou há mais de uma semana um esclarecimento ao Ministério da Educação, pedindo que a situação fosse "corrigida o mais rapidamente possível", mas até ao momento não obteve qualquer resposta.

Hélder Teixeira

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas