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Queixas do Serviço Público aumentaram 19% em 2021

JM-Madeira

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Data de publicação
19 Janeiro 2022
11:14

Os Serviços Públicos em Portugal foram alvo de 16 mil reclamações no Portal da Queixa em 2021, significando um amento de 19% face a 2020.

Com as eleições legislativas à porta, o Portal da Queixa foi auscultar a satisfação dos portugueses face aos serviços públicos, analisando as reclamações dos consumidores dirigidas ao setor público.

Em 2021, à maior rede social de consumidores em Portugal chegaram quase 16 mil queixas, um aumento de 19% face a 2020. O IMT, a Segurança Social, as Câmaras Municipais e o SNS foram as entidades mais reclamadas.

Entre o dia 01 de janeiro e o dia 31 de dezembro de 2021, o Portal da Queixa recebeu na sua plataforma15.984 reclamações dirigidas aos serviços públicos. Um aumento de 19% comparativamente com o mesmo período homólogo, em 2020.

A análise efetuada a todas as entidades e organismos que integram o setor público permitiu desenhar um TOP 10 das marcas que geraram maior insatisfação entre os portugueses, por ordem decrescente: IMT (5.123), Segurança Social (2.080), Autarquias (1.903), Serviço Nacional de Saúde (1.573), Instituto dos Registos e Notariados (786), TAP (752), SEF (627), INE (404), Ministério da Educação (403) e Autoridade Tributária e Aduaneira (350).

O estudo permitiu ainda apurar quais aos principais motivos de reclamação reportados pelos consumidores a estas 10 entidades via Portal da Queixa.

A maioria das queixas dirigidas ao Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) está relacionada com as dificuldades na obtenção da carta de condução (renovação, emissão, troca, etc.).

Relativamente à Segurança Social, o principal motivo de reclamação dos portugueses refere-se a problemas com a atribuição de Subsídios, Pensões, Reformas e Apoios.

Já no âmbito das Câmaras Municipais/Municípios, a manutenção de infraestruturas e espaços é um dos motivos mais reportados pelos munícipes.

Na avaliação feita ao Serviço Nacional de Saúde (SNS), verificou-se que as reclamações dos utentes incindem maioritariamente em dois problemas: um relacionado com a qualidade de atendimento nos serviços e outro relacionado com a vacinação e a emissão de certificados digitais Covid-19.

Já no organismo Instituto dos Registos e Notariado (IRN), o principal motivo de reclamação registado no Portal da Queixa está relacionado com a renovação e/ou emissão do Cartão do Cidadão.

O sexto lugar do TOP 10 pertence à TAP, onde se destaca como a principal denúncia apresentada pelos consumidores: a falta de reembolso de valores de viagens.

Quanto ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), o descontentamento dos cidadãos incide sobretudo nas dificuldades que têm com o agendamento junto dos vários balcões do SEF, para resolverem os seus problemas.

Também o Instituto Nacional de Estatística (INE), figura no TOP 10 das entidades públicas mais reclamadas pelos portugueses. A principal queixa dirigida ao INE aponta como inoperância a não receção da carta com os acessos no âmbito dos Censos 2021.

Em oitavo lugar da tabela, o Ministério da Educação também não escapou a um volume considerável de reclamações geradas, sobretudo, num período específico do ano. As principais queixas contra o ME refletem a insatisfação dos portugueses pelos problemas gerados no Portal das Matrículas e as dificuldades no acesso ao portal MEGA - Manuais Escolares Gratuitos.

No fim da tabela, figura a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), com os contribuintes a apontar, na sua maioria, falhas relacionadas com o IRS e problemas com o desalfandegamento.

No total, o Portal da Queixa em 2021 recebeu mais de 173 mil queixas em 2021.

Redação

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