Projeto ONCONET reuniu-se em Coimbra

Parceiros do projeto ONCONET SUDOE reúnem-se para debater nutrição, dieta e atividade física na doença oncológica, no âmbito do primeiro workshop sobre assunto, que decorreu entre os dias 7 e 9 de setembro, na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

O evento reuniu os parceiros oriundos de Portugal, Espanha e França que integram o ONCONET SUDOE, projeto que foi cofinanciado pelo programa ‘INTERREG SUDOE’ através do Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional (FEDER), tendo alcançado um financiamento global de 1,7 milhões de euros.

Durante três dias, diversos profissionais de saúde e investigadores discutiram o impacto da nutrição, dieta e atividade física no doente oncológico. Através de sessões plenárias, da responsabilidade de profissionais de inúmeras áreas, e de discussões em grupo, foi objetivo do workshop discutir temas controversos tais como: a triagem nutricional de doentes oncológicos.

Foram também abordadas as recomendações sobre perda de peso, atividade física e mudanças nutricionais em doentes oncológicos obesos; o tratamento oncológico, a obesidade e a perda de peso; e os preconceitos implícitos no cuidado do doente oncológico com obesidade.

Ao fomentar a discussão de tais temas foi objetivo dos parceiros integrantes da Rede Europeia de Investigação Translacional e Inovação em Oncologia tentar esclarecer temas controversos, identificando assim assuntos com fraca evidência médica e científica.

O próximo encontro da Rede Europeia de Investigação Translacional e Inovação em Oncologia está já agendado para dia 14 e 15 de dezembro de 2017, em Montpellier - França, e terá como principal objetivo fomentar a criação de projetos colaborativos transnacionais.