MADEIRA Meteorologia

DGS lança manual para harmonização de refeições hospitalares no SNS

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
26 Outubro 2021
18:56

A Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou hoje o Manual de Dietas Hospitalares, que pretende harmonizar refeições hospitalares e nomenclaturas no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e contribuir para a racionalização de recursos e recuperação dos doentes.

De acordo com um comunicado da DGS hoje divulgado, e em cumprimento de um despacho publicado também hoje, a contratação de serviços alimentares pelos hospitais do SNS deve estar em conformidade com o estabelecido no manual.

"Apesar de a maioria dos hospitais possuir um Manual de Dietas, este diferia de hospital para hospital no que respeita à nomenclatura utilizada, tipologia de dietas, composição das refeições e respetivas quantidades utilizadas. Esta situação tinha implicações nos custos e gestão dos processos, tornando-se estratégica a uniformização e padronização de um Manual de Dietas Hospitalar a nível nacional", refere o comunicado da DGS.

Salienta-se ainda o impacto que a medida pode ter na recuperação dos doentes, "nomeadamente na redução do tempo de internamento e das complicações durante o período de internamento".

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas