MADEIRA Meteorologia

OE2022: AEP critica "medidas inexpressivas e de eficácia muito reduzida"

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
12 Outubro 2021
15:26

A Associação Empresarial de Portugal (AEP) considera "inexpressivas e de eficácia muito reduzida" as medidas previstas na proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), lamentando a ausência de políticas públicas focadas no "apoio ao potencial produtivo".

"A AEP não encontra na proposta do Orçamento do Estado para 2022 políticas públicas com o foco no apoio ao potencial produtivo, condição essencial para se conseguir alcançar uma recuperação económica forte e sustentada e, com isso, poder atender às preocupações sociais sem hipotecar o futuro", sustenta a associação em comunicado.

Para Luís Miguel Ribeiro, presidente da AEP, "os principais criadores de riqueza e de emprego voltam a ser ignorados nesta proposta orçamental": "Num contexto em que estamos ainda a recuperar dos graves impactos da pandemia, que muito afetou o tecido empresarial, estamos muito apreensivos", confessa, alertando que "distribuir sem criar riqueza não acautela o presente e hipoteca o futuro".

"Na verdade - considera - continua a não existir uma estratégia clara e integrada, com medidas concretas para recuperar a atividade económica, melhorar a competitividade da economia portuguesa e relançar e reorientar o investimento - as três grandes prioridades que a AEP defende e que permitiriam alcançar um crescimento económico acima do projetado no cenário macroeconómico".

Para a associação empresarial, é motivo de "preocupação" o facto de "a recuperação do PIB [Produto Interno Bruto] assentar, sobretudo, no contributo da procura interna, em particular do consumo privado".

"No investimento, as políticas públicas que a AEP defende conduziriam a uma dinâmica e reprodutividade superiores desta componente, aproveitando a elevada alocação de recursos financeiros europeus que Portugal beneficia (Plano de Recuperação e Resiliência e Portugal 2030)", sustenta.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas