MADEIRA Meteorologia

Professores em vigília na sexta-feira no Porto por progressão na carreira

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
15 Setembro 2021
22:38

O Sindicato Independente de Professores e Educadores (SIPE) vai fazer uma vigília, na sexta-feira, no Porto, pela retoma das negociações com o Governo em matérias como a avaliação e progressão na carreira.

"Neste momento, o que está a acontecer é que temos um Ministério da Educação que se escudou na pandemia [de covid-19], mas a pandemia não pode servir para acabar com a democracia, e a negociação e os direitos dos professores têm que existir numa sociedade democrática. Não tem existido, não têm sido abertas as portas a negociação", afirmou hoje à Lusa a presidente do SIPE, Júlia Azevedo.

Esta estrutura sindical convocou uma vigília para sexta-feira, às 21:00, na Praça Carlos Alberto, no Porto, para protestar "contra dois anos de silêncio por parte do Ministério da Educação", explica o comunicado enviado à Lusa.

A iniciativa será precedida por um plenário em que serão decididas as próximas formas de luta.

Entre as reivindicações estão a abolição das vagas de acesso aos quinto e sétimo escalões da carreira docente e a reformulação do processo de avaliação.

Júlia Azevedo explicou que em causa estão as vagas insuficientes nesses dois escalões, que funcionam como um "travão" para muitos professores, e dá o exemplo das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, onde é aberto "o número de vagas exatamente igual ao número de professores".

Os professores pedem também a aposentação aos 36 anos de serviço, "independentemente da idade, assim como a possibilidade de pré-reforma, com direito a um vencimento justo".

No que toca aos concursos, o SIPE quer que "seja respeitada a graduação profissional como único critério para colocação", pede a diminuição territorial dos Quadros de Zona Pedagógica e a vinculação automática para docentes contratados, ao fim de três anos de serviço".

Uma questão em que este sindicato tem "estado na vanguarda", adianta a dirigente, é a das ultrapassagens entre docentes na progressão da carreira.

Esse fenómeno acontece desde que a alteração da carreira, de 2010, aboliu o antigo terceiro escalão, em que os professores ficavam durante quatro anos.

Com o congelamento nas carreiras, que impediu a progressão dos docentes, "os professores que entraram a partir de 2010 não passaram por esses quatro anos e foram reposicionados na carreira", concretiza a responsável.

Para resolver o problema, reclamam "a contagem integral do tempo de serviço congelado, de forma a que a docentes com tempo de serviço igual, corresponda um escalão igual e salário igual".

O sindicato pede a reversão da "componente letiva por idade e tempo de serviço para a componente individual de trabalho", que deve ser "igual para professores de educação pré-escolar, do ensino básico e do ensino secundário".

Não vivemos de palmadinhas nas costas, basta de palavras e queremos atos. Queremos abrir as portas à negociação - uma negociação justa, em que haja cedências dos dois lados, mas que seja efetiva", rematou Júlia Azevedo.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas