MADEIRA Meteorologia

Queixas por discriminação racial aumentaram 50% em 2020

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
19 Março 2021
17:42

As queixas por discriminação racial apresentadas na Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR) aumentaram 50% no ano passado face a 2019, anunciou hoje a secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade.

"Registou-se neste período de pandemia um aumento de 50% de queixas ou denúncias", disse Rosa Monteiro na apresentação do Plano de Prevenção de Manifestação de Discriminação nas Forças de Segurança.

Segundo a secretária de Estado, em 2020 foram apresentadas na CICDR um total de 655 queixas por práticas discriminatórias" em razão da origem racial e étnica, cor, nacionalidade, ascendência e território de origem".

Rosa Monteiro salientou que este aumento de queixas tem sido uma tendência nos últimos sete anos, sendo "demonstrativa da maior literacia de direitos e também de uma maior confiança nesta comissão, cuja atuação foi reforçada em 2017".

No entanto, sustentou, estes números "continuam a não ser representativos" e são "conhecidas as baixas taxas de denúncias".

"Infelizmente são muitas as situações de discriminação que permanecem invisíveis", afirmou.

Como exemplos, referiu a vizinha de uma cidadã chinesa que sempre que a ouvia a chegar ou a sair de casa lhe chamava ‘o vírus da china’, os anúncios de arrendamentos de casas só para portugueses, perseguições em supermercados de pessoas ciganas ou afrodescendentes, escaladas de discursos de ódios e de falsas notícias nas redes sociais contra pessoas ciganas e muitos registos de injúrias utilizando expressão ‘vai para a tua terra’.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

O que representa o regresso do Marítimo à Primeira Liga?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

O I Fórum Regional Erasmus+ pôs em evidência o papel que a Madeira tem tido na aplicação deste programa. Secretária regional exorta a mais candidaturas,...

Mais Lidas

Últimas