Segunda equipa médica alemã chegou hoje a Portugal

Lusa

Chegou, hoje, a Portugal a segunda equipa médica alemã para ajudar no combate à covid-19.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes, apesar da evolução positiva da situação epidemiológica em Portugal, a ajuda destes profissionais de saúde militares alemães continua a ser importante, já que a a pressão sobre os hospitais se mantém elevada.

“É com um enorme agradecimento que recebemos esta segunda equipa, que vem substituir a primeira. O contributo que deram numa altura extraordinariamente difícil foi muito importante para o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e estou certo que esta segunda equipa também dará um excelente contributo”, disse o responsável, em declarações aos jornalistas, no aeroporto militar de Figo Maduro, onde este reforço médico foi recebido.

“Esta é uma crise que a todos nos toca e Portugal, que tem ele mesmo grande tradição de solidariedade para com outros países, reconhece penhoradamente o esforço e o gesto destes militares alemães”, acrescentou Catarina Sarmento e Castro.

A equipa que chegou hoje a Portugal vai substituir a que está há cerca de três semanas a apoiar o Hospital da Luz no combate à pandemia da covid-19 e que regressa à Alemanha na quinta-feira.

Esta segunda equipa vai estar em Portugal também durante três semanas, sendo depois substituída por uma terceira, confirmou o embaixador da Alemanha em Lisboa.

Segundo Martin Ney, que acompanhou os governantes portugueses, a ajuda alemã vai manter-se durante mais seis semana, naquilo que considerou ser um sinal de solidariedade.