MADEIRA Meteorologia

IRS: prazo para atualizar o agregado familiar termina hoje

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
15 Fevereiro 2021
11:18

Termina esta segunda-feira o prazo para os contribuintes indicarem ao Fisco a composição do seu agregado familiar em 31 de dezembro de 2020.

Esta atualização pode ser feita através do Portal das Finanças e destina-se àqueles que ao longo do ano passado mudaram de estado civil, tiveram filhos ou os viram ultrapassar a idade a partir da qual deixam de ser considerados fiscalmente dependentes ou ainda para quem mudou de morada.

Esta alteração do agregado familiar é também relevante para os pais que partilham a aguarda dos filhos ainda dependentes, devendo indicar quem tem a responsabilidade parental, se existe ou não residência alternada e qual a percentagem de despesa que cada progenitor suporta.

A validação do agregado familiar permite aos contribuintes beneficiar do IRS automático. Por outro lado, também possibilita que a Autoridade Tributária efetue os cálculos para que as pessoas dispensadas da entrega da declaração do IRS possam obter e beneficiar de isenção de taxas moderadoras no Serviço Nacional de Saúde ou da tarifa social de eletricidade, por exemplo.

O passo seguinte no processo de entrega do IRS é o registo ou confirmação das faturas emitidas em 2020 bem como a resolução de pendências, que decorre até 25 de fevereiro.

Entre 16 e 31 de março os contribuintes possam consultar as despesas dedutíveis e reclamar, caso detetem alguma omissão ou inexatidão nas despesas ou no seu cálculo.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
11/04/2024 08:00

A finitude da vida é um tema que nos confronta com a essência da nossa existência, levando-nos a refletir sobre o significado e o propósito da nossa passagem...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas