MADEIRA Meteorologia

Bolieiro confia no "sentido de responsabilidade" e nos acordos firmados nos Açores

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
04 Fevereiro 2021
22:12

O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, disse hoje confiar no "sentido de responsabilidade" dos vários partidos com quem o PSD firmou acordo para liderar o atual executivo regional.

Sem entrar em comentários concretos sobre o líder do Chega, André Ventura, e uma eventual nova posição do partido devido a questões nacionais, Bolieiro declarou, em entrevista à RTP/Açores e Antena 1/Açores, não temer pela estabilidade do governo, vincando a "estabilidade dos acordos estabelecidos".

"Estou submetido à vontade do povo, do parlamento, e no quadro do cumprimento dos acordos realizados bem como do Programa de Governo", disse, na entrevista aos jornalistas João Simas e Lília Almeida.

Para o presidente do executivo açoriano, "tudo foi feito para garantir" a estabilidade do atual governo, formado por PSD, CDS e PPM.

"Tudo o resto é dinâmica democrática e o sentido de responsabilidade de cada um", concretizou.

O presidente do Chega adiantou hoje que se vai reunir na sexta-feira com o presidente do Governo dos Açores e líder do PSD no arquipélago, não sobre as recentes regionais, mas sim abordando "perspetivas para o futuro", nomeadamente as autárquicas.

"Não viemos aqui falar de eleições regionais, viemos falar de perspetivas para o futuro, de eleições autárquicas que o país vai ter", declarou André Ventura aos jornalistas.

Falando em Ponta Delgada antes de um encontro com os dois deputados do Chega nos Açores e com dirigentes regionais, o presidente nacional do partido não quis comentar uma eventual nova posição sobre o acordo entre o Chega açoriano e PSD, CDS e PPM na região, fundamental para a existência do executivo do arquipélago.

Ventura lamentou a posição nacional de PSD e CDS no que refere às autárquicas, acrescentando "nunca" ter visto algo como o entendimento entre os líderes de sociais-democratas e centristas, assente num único "objetivo", a exclusão do Chega de conversações sobre as próximas eleições para as autarquias, juntas e assembleias municipais.

André Ventura garantiu ainda que irá falar novamente aos jornalistas na sexta-feira sobre a solução governativa nos Açores e outros temas.

O PS perdeu em outubro, nas legislativas regionais, a maioria absoluta que detinha há 20 anos nos Açores, elegendo 25 deputados.

PSD, CDS-PP e PPM, que juntos representam 26 deputados, assinaram um acordo de governação.

A coligação assinou ainda um acordo de incidência parlamentar com o Chega e com o Iniciativa Liberal, somando assim o número suficiente de deputados para atingir uma maioria absoluta (29).

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas