MADEIRA Meteorologia

UE gastou mais 22 mil ME de euros em importações de combustíveis fósseis devido à guerra

Data de publicação
13 Abril 2026
17:53

A União Europeia (UE) gastou mais 22 mil milhões de euros do que o habitual em importações de combustíveis fósseis devido à guerra no Irão, indicou hoje um comissário europeu, que prometeu apresentar medidas para o setor na próxima semana.

“44 dias de conflito no Médio Oriente. Mais 22 mil milhões de euros na nossa conta de combustíveis fósseis”, escreveu o comissário europeu para a Energia e Ambiente, Dan Jørgensen, numa publicação na rede social Instagram.

O comissário afirmou que este é o momento de proteger “quem precisa”, de “mudar o rumo das coisas” e garantir que a UE se torna “verdadeiramente independente em termos energéticos”.

“Na próxima semana, iremos apresentar novas medidas para responder à crise energética”, anunciou o comissário.

Numa imagem a acompanhar esta publicação, Dan Jørgensen defende que a “única maneira” de a UE deixar de ter crises energéticas é garantir uma “transição para fontes limpas produzidas localmente” e “eletrificar a sua economia”.

Em 31 de março, a Comissão Europeia já tinha anunciado que, desde o início da guerra no Irão, a UE tinha gasto mais 14 mil milhões de euros do que o habitual com a importação de combustíveis fósseis.

Os Estados Unidos e Israel lançaram em 28 de fevereiro um ataque militar contra o Irão e, em resposta, Teerão encerrou o Estreito de Ormuz, por onde passa cerca de 20% do petróleo e gás natural liquefeito (GNL) mundial.

Como consequência, o tráfego de petroleiros no estreito caiu drasticamente e aumentou a instabilidade relacionada com a oferta, pressionando os preços.

A escalada do conflito no Médio Oriente, região crucial para o fornecimento global de combustíveis fósseis, está a provocar uma subida acentuada dos preços.

Hoje, após os Estados Unidos e o Irão não terem chegado a acordo nas negociações que se realizaram este fim de semana no Paquistão, o preço do barril de petróleo voltou a ultrapassar os 100 dólares, depois de o Presidente norte-americano, Donald Trump, ter anunciado um bloqueio ao Estreito de Ormuz.

Embora, ainda na semana passada, a Comissão Europeia tenha reiterado que o abastecimento energético está de momento garantido, a volatilidade nos mercados globais de gás, petróleo e eletricidade continua a pressionar consumidores e indústrias.

A UE enfrenta, assim, uma crise energética marcada não pela escassez imediata de fornecimento, mas pelo aumento acentuado dos preços de energia.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Têm razão os enfermeiros em pedir escusa de responsabilidades?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas