O Conselho da União Europeia (UE) aprovou hoje um novo plano de ação contra o tráfico de droga e um quadro para a aplicação da estratégia europeia em matéria de estupefacientes.
O novo plano de ação da UE contra o tráfico de droga, segundo um comunicado do Conselho, destaca que deve ser dada ênfase ao reforço da abordagem de “seguir o rasto do dinheiro” (‘follow-the-money’) e ao estreitamento da dimensão marítima, inclusivamente através da Aliança dos Portos Europeus e da expansão das operações do Centro de Análise e Operações Marítimas.
O plano define ainda as principais ações necessárias a nível nacional e da UE entre 2026 e 2030, incluindo o aprofundamento das parcerias público-privadas - nomeadamente com os prestadores de serviços postais e de encomendas -, na melhoria da cooperação com as empresas tecnológicas para prevenir o recrutamento online, especialmente de menores, e no reforço do intercâmbio de informações entre as autoridades policiais, aduaneiras e judiciais.
A estratégia, por outro lado, prevê uma ação reforçada contra o tráfico de droga, nomeadamente através do plano de ação da UE e das prioridades da Plataforma Multidisciplinar Europeia contra as Ameaças Criminosas, a plena utilização dos mecanismos, ferramentas e processos existentes da UE e ainda a delineação de projetos de cooperação inovadores, que servirão para reforçar a cooperação voluntária entre os Estados-membros, as agências da UE e outros agentes relevantes no que diz respeito às prioridades da estratégia em matéria de droga ligadas à redução da procura e à redução de danos.
O estado de aplicação da estratégia será avaliado em 2032.