MADEIRA Meteorologia

Ucrânia: Pedro Nuno diz que bastava governo dizer a verdade sobre 126 ME

Data de publicação
29 Maio 2024
18:26

O secretário-geral do PS acusou hoje o Governo de não ter dito “a verdade à cabeça” em relação ao apoio de 126 milhões de euros à Ucrânia, criticando aquilo que diz ser “um padrão que se repete sistematicamente”.

“Passado umas horas percebemos todos que dos 126 milhões [de euros], 100 milhões tinham sido já decididos pelo Governo anterior. Aliás, naquelas rubricas que foram criticadas pelo Ministro das Finanças”, destacou Pedro Nuno Santos.

O líder socialista juntou-se a Marta Temido no terceiro dia de campanha para as eleições europeias, participando numa visita à Docapesca, em Portimão, distrito de Faro.

No final daquela ação de campanha, o líder socialista indicou que bastava ao governo de Luís Montenegro ter indicado que o apoio de Portugal à Ucrânia foi reforçado em 26 milhões de euros.

“Começa a ser um padrão e não havia nenhuma necessidade. No que diz respeito ao conflito na Ucrânia, há um consenso muito alargado na sociedade portuguesa e bastava o Governo dizer a verdade logo à cabeça”, sustentou.

No seu entender, o Governo deve evitar criar ideias que, passado umas horas, “se percebe e que não correspondem à realidade”.

“Há um padrão, não é sequer muito relevante, mas preocupa-nos que este padrão se repita sistematicamente com este Governo, que depois tem que se desdizer: tem que explicar e dizer que não tentou enganar ninguém”, referiu.

Aos jornalistas, Pedro Nuno Santos frisou a importância de haver clareza na vida política.

“E nós não temos nenhum caso em que há um consenso tão alargado como é o caso do conflito na Ucrânia”, concluiu.

O primeiro-ministro português, Luís Montenegro, e o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, assinaram terça-feira um acordo de cooperação e segurança que prevê que Portugal forneça a Kiev apoio militar de pelo menos 126 milhões de euros este ano, incluindo contribuições financeiras e em espécie.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Considera que o novo governo vai cumprir o mandato?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas