MADEIRA Meteorologia

TAP: Chega quer todas as mensagens sobre reunião com CEO e pedido de mudança de voo do PR

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
06 Abril 2023
18:52

O Chega requereu hoje todas as mensagens relativas a um pedido de mudança de voo do Presidente e a uma reunião entre a presidente executiva da TAP, deputados socialistas e assessores governamentais, anunciou o líder do partido.

"Nós demos há poucos minutos entrada de um requerimento na comissão de inquérito para que todas as mensagens entre [o ministro das Infraestruturas] João Galamba, a CEO da TAP e todas as entidades envolvidas nesta narrativa tenham que ser entregues à comissão de inquérito", anunciou André Ventura.

O presidente do Chega falava aos jornalistas à saída da sede da Carris, em Oeiras, depois de se ter reunido com a Comissão de Trabalhadores daquela empresa, que iniciou na segunda-feira um período de greve parcial que termina na sexta-feira.

Ventura salientou que o requerimento visa perceber quem é que pediu e qual foi a troca de mensagens relativa à reunião, em 17 de janeiro, entre Christine Ourmières-Widener, assessores governamentais e deputados do PS, na véspera de uma audição parlamentar da presidente executiva da transportadora aérea.

"Nós temos de saber quem é que está a dizer a verdade aqui, porque nós já tínhamos vários ministros fragilizados. Neste momento, a todos os que já estavam, junta-se João Galamba e Ana Catarina Mendes que são suspeitos de participar numa coisa que eu acho que (…) é completamente imoral e antiética", salientou.

O líder do Chega considerou que a reunião em questão está "muito próxima do que é, no âmbito dos processos, a manipulação de testemunhas", acusando o PS de ter procurado "condicionar o testemunho" de Christine Ourmières-Widener na audição parlamentar de 18 de janeiro.

Por outro lado, André Ventura referiu que o requerimento visa também obter todas as comunicações relativas a um alegado pedido, feito à TAP, para se alterar um voo, proveniente de Maputo, que tinha como passageiro o Presidente da República.

Ventura considerou que, também nesta matéria, é importante perceber "quem é que pediu à TAP para alterar o voo do Presidente", mostrando ceticismo relativamente à ideia segundo a qual terá sido a agência de viagens Top Atlântico.

"Alguém pediu para alterar a viagem do Presidente e, enquanto não soubermos quem é - e eu penso que, a esta hora, ninguém sabe quem é - nós só sabemos meia verdade", disse.

Também sobre este assunto, o líder do Chega considerou haver contornos criminais, defendendo que, tanto a atitude do ex-secretário de Estado das Infraestruturas Hugo Mendes como do próprio ministério, está "muito próximo de um crime de tráfico de influências".

"Na verdade, tenta-se usar e abusar da influência para tomar uma decisão que é ilegítima, que era alterar o voo de 200 pessoas (…) sem qualquer fundamento", disse.

Fazendo um balanço das audições que decorreram até agora na comissão de inquérito à TAP, Ventura considerou que revelam "o tremendo pântano em que está envolvido o Governo socialista".

"Nós estamos a assistir a um passa culpas degradante entre membros do Governo, (…) mentira atrás de mentira, tentativa de ocultação atrás de tentativa de ocultação, e eu acho que era importante ouvir António Costa" sobre o assunto, disse.

O líder do Chega desafiou o primeiro-ministro a revelar se mantém a confiança nos ministros das Infraestruturas, João Galamba, e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, mas também no atual líder parlamentar do PS, Eurico Brilhante Dias, no deputado socialista Carlos Pereira, que participou na reunião com Ourmières-Widener.

Ventura apelou ainda a que o Presidente da República tenha "muito cuidado", uma vez que, "com muita facilidade", o Governo o "enreda numa teia de onde depois é muito difícil sair".

"O PS está a usar verdadeiramente o Presidente da República neste momento como arma de arremesso e isso é muito negativo. É bom que Marcelo Rebelo de Sousa tenha os olhos e os ouvidos bem abertos para o que está a acontecer em Portugal", disse.

LUSA

OPINIÃO EM DESTAQUE
Presidente da APMM - Associação de Promoção da Macaronésia da Madeira
16/06/2025 03:30

Cada vez mais se ouve falar da Macaronésia (e, felizmente, não tanto de “Macarronésia”), em conferências discretas, cimeiras internacionais, exposições,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

O que se pode esperar da prestação de Vítor Matos no comando técnico do Marítimo?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas