MADEIRA Meteorologia

STAMA apresenta proposta de aumentos de 10% na Portway

Data de publicação
06 Dezembro 2023
16:22

O Sindicato dos Trabalhadores dos Aeroportos Manutenção e Aviação (STAMA) apresentou uma proposta de atualização salarial de 10% na empresa de ‘handling’ Portway para 2024, segundo um documento hoje divulgado.

Esta proposta começa por dizer que a revisão salarial para 2024 “deve ter em consideração os habituais critérios básicos, que são a inflação e a produtividade”, destacando que a “atualização levada a cabo em processo negocial nos anos 2022/2023, ficou muito aquém da realidade não fazendo justiça quer à produtividade e consequentemente aos lucros obtidos pela Portway”.

O STAMA realçou que “não existiu nos anos de 2022/2023 qualquer aumento real salarial em contraposição com um aumento histórico dos lucros da empresa”, defendendo que é “da mais elementar justiça, proceder a uma verdadeira revisão/reposição salarial, que consubstancie o acompanhamento dos aumentos de eficiência e produtividade verificados nos últimos anos, e que os resultados da Portway, assim o demonstram”, apontando ainda para um IPC (Índice de Preços no Consumidor) em 2022 de 7,8% (variação média).

“De notar que, num ano tão profícuo para a Portway, as avaliações de desempenho dos trabalhadores ficaram marcadas e manchadas por negativas quase transversais, demonstrando a falsidade do mecanismo visando o lucro fácil”, referiu.

O sindicato lembrou ainda o crescimento “recorde” de Portugal, apontando “máximos históricos nos valores mensais de passageiros nos aeroportos nacionais” e os resultados da Portway.

Assim, a estrutura propôs um aumento de 10% na remuneração e do “subsídio de alimentação para o máximo antes da incidência de impostos”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Gestor do Europe Direct Madeira
29/02/2024 08:00

O mês que agora termina fica indubitavelmente marcado pelos debates televisivos em catadupa, embora a música não tenha fugido muito ao que era esperado:...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

O que se segue à demissão de Miguel Albuquerque?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas