MADEIRA Meteorologia

Sismo de magnitude 3,1 na escala de Richter sentido em São Miguel

Data de publicação
04 Junho 2025
17:00

Um sismo de magnitude 3,1 na escala de Richter foi sentido na tarde de hoje na ilha de São Miguel, nos Açores, não tendo causado “danos pessoais ou materiais”, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em comunicado, o IPMA indica que, “pelas 14:45 locais (15:45 em Lisboa), foi registado nas estações da Rede Sísmica do Arquipélago dos Açores, um sismo de magnitude 3,1 na escala de Richter e cujo epicentro se localizou a cerca de 12 quilómetros a sudeste de Ribeira Quente (São Miguel)”.

“Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima II/IV (escala de Mercalli modificada) na Povoação (São Miguel)”, acrescenta o IPMA.

De acordo com a escala de Richter, os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequenos (2,0-2,9), pequenos (3,0-3,9), ligeiros (4,0-4,9), moderados (5,0-5,9), fortes (6,0-6,9), grandes (7,0-7,9), importantes (8,0-8,9), excecionais (9,0-9,9) e extremos (quando superior a 10).

A escala de Mercalli Modificada mede os “graus de intensidade e respetiva descrição”.

Com uma intensidade II, considerado muito fraco, o sismo é “sentido pelas pessoas em repouso nos andares elevados de edifícios ou favoravelmente colocadas”.

Um abalo de intensidade III, considerado fraco, é sentido dentro de casa e os objetos pendentes baloiçam, sentindo-se uma “vibração semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados”, descreve o IPMA na página da Internet.

Com uma intensidade IV, considerada moderada, “os objetos suspensos baloiçam, a vibração é semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados ou à sensação de pancada de uma bola pesada nas paredes, os carros estacionados balançam, as janelas, portas e loiças tremem, os vidros e loiças chocam ou tilintam e na parte superior deste grau as paredes e as estruturas de madeira rangem”.

Já com uma intensidade V, considerada forte, o abalo é “sentido fora de casa, pode ser avaliada a direção do movimento, as pessoas são acordadas, os líquidos oscilam e alguns extravasam, pequenos objetos em equilíbrio instável deslocam-se ou são derrubados”, descreve o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na sua página da Internet.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas