MADEIRA Meteorologia

Sismo de magnitude 2,6 na escala de Richter sentido na ilha Terceira

Data de publicação
13 Junho 2024
8:22

Um sismo de magnitude 2,6 na escala de Richter foi sentido hoje na ilha Terceira, com uma intensidade considerada forte em Santa Bárbara, concelho de Angra do Heroísmo, adiantou o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).

Segundo a informação divulgada na página do CIVISA, o evento ocorreu pelas 22:50 de quarta-feira (23:50 em Lisboa) com epicentro a três quilómetros a nor-nordeste de Santa Bárbara, na ilha Terceira.

“De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima V (Escala de Mercalli Modificada) em Santa Bárbara (concelho de Angra do Heroísmo)”, detalhou.

O evento foi ainda sentido com intensidade IV em Doze Ribeiras, Serreta, Cinco Ribeiras e S. Bartolomeu (concelho de Angra do Heroísmo) e com intensidade III em Terra Chã, S. Mateus, S. Pedro, Raminho, Altares, Santa Luzia, S. Bento e Ribeirinha (concelho de Angra do Heroísmo), referiu ainda.

O CIVISA acrescentou que o abalo está inserido “na crise sismovulcânica em curso na ilha Terceira desde junho de 2022”.

A escala de Mercalli Modificada mede os “graus de intensidade e respetiva descrição”.

Com uma intensidade III, considerada fraca, o abalo é sentido dentro de casa e os objetos pendentes baloiçam, percecionando-se uma “vibração semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados”, revela o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na sua página da Internet.

Quando há uma intensidade IV, considerada moderada, os carros estacionados balançam, as janelas, portas e loiças tremem e “os vidros e loiças chocam ou tilintam”, podendo as paredes ou estruturas de madeira ranger.

Com uma intensidade V, considerada forte, o sismo é sentido mesmo fora de casa, podendo levar a que portas oscilem, se fechem ou abram, líquidos oscilem e extravasem os recipientes, assim como deslocar ou derrubar pequenos objetos em equilíbrio instável, revela o IPMA na sua página da Internet.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Quem vai ganhar o Europeu?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas