MADEIRA Meteorologia

Sindicato Nacional dos Enfermeiros aplaude integração de profissionais nos CODU

Data de publicação
10 Novembro 2024
22:34

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) defendeu hoje a contratação de mais enfermeiros no INEM para uma resposta mais rápida e qualificada, congratulando-se com a decisão destes profissionais integrarem os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU).

Em comunicado, o SNE refere que a decisão do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) de passar a integrar enfermeiros nos CODU para desempenharem funções diferenciadas “permitirá salvaguardar a qualidade, rapidez e segurança da resposta do INEM em todas as suas vertentes (via verde coronária, AVC, trauma, sépsis e paragem cardiorrespiratória pré-hospitalar)”.

“A inclusão de enfermeiros nos CODU permitirá uma resposta mais célere e qualificada às emergências, reforçando a capacidade de triagem e encaminhamento adequado das situações urgentes”, lê-se no comunicado.

O SNE lembra, por outro lado, que o próprio sindicato havia já defendido esta medida na mais recente reunião com o conselho diretivo do INEM, em 26 de setembro.

Na altura, segundo o SNE, foi também defendida a constituição de uma direção de enfermagem em articulação com o conselho diretivo do INEM, a abertura de concursos para reforço de enfermeiros e enfermeiros especialistas nas diferentes áreas, serviço de helicópteros de emergência médica e o número e pagamento de horas extraordinárias.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Enfermeira especialista em reabilitação e mestranda em Gestão de Empresas
11/12/2025 08:00

O inverno chega e com ele, a pressão sobre os pulmões e sobre o sistema de saúde. As infeções respiratórias agravam-se: gripe, bronquiolites, crises asmáticas...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas