MADEIRA Meteorologia

Registados 800 sismos de baixa magnitude em São Miguel desde 4 de junho

Data de publicação
18 Junho 2025
15:49

Desde o dia 04 de junho foram registados cerca de 800 sismos de baixa magnitude na ilha de São Miguel, Açores, no âmbito da crise sísmica em curso, divulgou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA referiu, em comunicado, que os abalos mais energéticos ocorreram no dia 15 de junho (com magnitude 3,3 na escala de Ritcher) e no dia seguinte (magnitude 3,7).

Seis dos sismos registados na ilha de São Miguel “foram reportados como sentidos, tendo o que ocorreu no dia 16 de junho, pelas 21:55, sido sentido com intensidade máxima III/IV no concelho da Povoação, existindo mais de uma dezena de outros sismos com características de também poderem ter sido sentidos, embora não haja confirmação de isso ter sucedido”.

O aumento da atividade sísmica, desde o dia 04 de junho, tem ocorrido numa zona submersa situada, aproximadamente, entre 10 a 25 quilómetros a sul/sudeste da Ribeira Quente, no concelho da Povoação, na ilha de São Miguel.

“Este tipo de atividade sísmica é característica e relativamente frequente no arquipélago dos Açores, sendo disso exemplo, entre muitas outras, as crises sísmicas ocorridas a noroeste do Faial (2014, 2015 e 2019)”, adianta.

Na mesma nota, é referido que numa outra zona mais afastada, situada a sudeste de São Miguel, na Fossa da Povoação (zona dos ilhéus das Formigas), tem também estado a ocorrer sismicidade, tendo o evento mais significativo, no dia 13 de junho, atingido a magnitude 4,6 e sido ligeiramente sentido, com intensidade máxima III, na Povoação.

“O padrão desta atividade sísmica recente indicia que poderá continuar a ocorrer sismicidade nas próximas horas ou dias”, lê-se.

O IPMA assegura que, através da sua rede sísmica nos Açores e dos seus Centros de Vigilância Sísmica nos Açores e na sede em Lisboa, continua a monitorizar a situação, emitindo comunicados “sempre que seja considerado pertinente”.

Segundo a escala de Richter, os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequenos (2,0-2,9), pequenos (3,0-3,9), ligeiros (4,0-4,9), moderados (5,0-5,9), fortes (6,0-6,9), grandes (7,0-7,9), importantes (8,0-8,9), excecionais (9,0-9,9) e extremos (quando superior a 10).

A escala de Mercalli Modificada mede os “graus de intensidade e respetiva descrição”.

Com uma intensidade III o abalo é considerado fraco, é sentido dentro de casa e os objetos pendentes baloiçam, sentindo-se uma “vibração semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados”, descreve o IPMA na sua página da Internet.

Com uma intensidade IV, considerada moderada, “os objetos suspensos baloiçam, a vibração é semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados ou à sensação de pancada de uma bola pesada nas paredes, os carros estacionados balançam, as janelas, portas e loiças tremem, os vidros e loiças chocam ou tilintam e na parte superior deste grau as paredes e as estruturas de madeira rangem”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas