MADEIRA Meteorologia

PS/Açores quer suspender aumento das taxas na lota e evitar “fim do setor das pescas”

Data de publicação
19 Novembro 2025
14:48

O líder do PS/Açores anunciou hoje que vai propor a suspensão do aumento das taxas nas lotas da região e acusou o Governo Regional de contribuir para o “fim do setor das pescas” na região.

“As medidas que estão a ser tomadas pela Lotaçor e por este Governo [Regional] poderão significar o fim do setor da pesca. Isso não é admissível. O PS já na discussão deste Orçamento da região [para 2026] vai colocar uma norma para suspender o aumento de taxas”, revelou Francisco César.

O socialista, que falava após uma reunião com pescadores na ilha de São Jorge, alertou que o aumento das taxas imposto pela empresa pública Lotaçor “é totalmente inconcebível”, com o setor a enfrentar já “tantas dificuldades”.

“O aumento de taxas pode significar para os pescadores e compradores que por cada mil euros que são vendidos de peixe fresco em lota, onde antes se pagava cerca de 80 euros, agora vai-se pagar 140 euros. Na Madeira, aquilo que acontece, é que pagam cerca de cinco euros”, comparou.

O presidente do PS nos Açores denunciou estar em causa um aumento das taxas que pode chegar a 300%, adiantando que o partido vai propor no âmbito da discussão do Plano e Orçamento para 2026, uma proposta para suspender o aumento das taxas aplicadas à pesca na primeira venda em lota.

“Se olharmos para a indústria, onde antes se pagava cerca de 20 euros por cada mil euros vendidos, vão agora pagar-se cerca de 80 euros. No continente, a situação não é assim, paga-se cerca de 20 euros. Isso é insustentável”, argumentou.

O também deputado na Assembleia da República defendeu que não podem ser os pescadores a “pagar o total desgoverno e a incompetência financeira do Governo Regional”.

“Tudo isto porque o governo não consegue gerir bem a Lotaçor e tem um problema gravíssimo do ponto de vista das finanças públicas”, condenou.

Caso seja poder no Governo dos Açores, Francisco César prometeu que o PS “vai meter a empresa a funcionar como deve ser”.

“Desde que este Governo tomou posse a Lotaçor aumentou os seus custos com pessoal em cerca de 40% e o financiamento baixou oito vezes”, realçou.

O Plano e Orçamento dos Açores para 2026 vão começar a ser discutidos a partir de segunda-feira na Assembleia Regional.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Enfermeira especialista em reabilitação e mestranda em Gestão de Empresas
11/12/2025 08:00

O inverno chega e com ele, a pressão sobre os pulmões e sobre o sistema de saúde. As infeções respiratórias agravam-se: gripe, bronquiolites, crises asmáticas...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas