MADEIRA Meteorologia

Primeiro-ministro inicia visita oficial a Angola com deposição de coroa de flores no Memorial Agostinho Neto

Data de publicação
23 Julho 2024
10:53

O primeiro-ministro português iniciou hoje a visita oficial a Angola com uma deposição de coroa de flores no Memorial Agostinho Neto, o primeiro Presidente da República de Angola.

Luís Montenegro aterrou em Luanda pouco depois das 07:00 e o programa oficial arrancou às 10:00 (mesma hora em Lisboa) no Memorial Agostinho Neto, um monumento construído na Praça da República, em Luanda, para perpetuar a memória do primeiro Presidente de Angola.

Foi inaugurado em 2012 pelo Presidente José Eduardo dos Santos, sendo constituído por um bloco central que comporta o sarcófago onde repousam os restos mortais de Agostinho Neto, bem como um museu, centro de documentação e outras infraestruturas.

O jazigo do Presidente José Eduardo dos Santos também se encontra nesta Praça, num edifício adjacente.

O primeiro-ministro português depôs uma coroa de flores no sarcófago do primeiro Presidente da República de Angola, fez uma visita ao Memorial e a assinou o livro de honra.

“É com imensa honra e gosto que, na minha primeira visita a Angola, deixo um testemunho de respeito e admiração pela vida de Agostinho Neto”, escreveu.

Esta é a primeira visita oficial de Montenegro a Angola e, segundo o executivo português, traduz a prioridade conferida pelo Governo ao fortalecimento do relacionamento com os países de expressão portuguesa e, em particular, com Angola.

Na deslocação, que passará por Luanda e Benguela, o primeiro-ministro está acompanhado pelos ministros de Estado e das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, e da Economia, Pedro Reis, além do secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Nuno Sampaio, (em representação do ministro da tutela, Paulo Rangel, que se encontra no Rio de Janeiro na reunião do G20) e o secretário de Estado do Tesouro e das Finanças, João Silva Lopes.

Depois da cerimónia no Memorial, segue-se o ponto alto do primeiro dia: o encontro com o Presidente da República de Angola, João Lourenço, no Palácio Presidencial, antecedido de honras militares e cerimónia de revista às tropas.

As conversações entre as delegações dos dois países começarão primeiro com um encontro a sós entre Luís Montenegro e João Lourenço, a que se juntarão depois as comitivas alargadas, terminando com intervenções dos dois chefes de Governo e uma conferência de imprensa conjunta.

Nessa ocasião, serão assinados vários instrumentos jurídicos entre os dois países.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas