MADEIRA Meteorologia

Presidente da República recusa comentar iniciativas partidárias até às eleições europeias

Data de publicação
12 Abril 2024
15:21

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recusou hoje comentar qualquer proposta do programa do Governo ou iniciativas partidárias, alegando que o chefe de Estado só deve pronunciar-se depois das eleições europeias.

“Não me vou pronunciar sobre aquilo que é, neste momento, no debate partidário e no debate parlamentar, o começo de uma legislatura”, afirmou o Presidente da República, recusando comentar as medidas anunciadas no âmbito da discussão do programa do Governo chefiado por Luís Montenegro.

Para Marcelo Rebelo de Sousa, “o diálogo é fundamental e uma força da democracia” e, “com a composição que tem esta Assembleia da República, faz mais sentido ainda”, porém, vincou, “o Presidente não se deve pronunciar sobre propostas e ideias, sugestões, tudo isso cabe aos partidos e cabe, por ventura, se for competência do Parlamento, à Assembleia da República”.

Questionado sobre se responderia ou não, por escrito, a uma comissão de inquérito sobre o “caso das gémeas” tratadas no Hospital de Santa Maria com um medicamento de milhões de euros, o Presidente remeteu a decisão para depois das eleições europeias, marcadas para 09 de junho.

“Estamos em campanha eleitoral”, disse, lembrando que dentro de poucos dias termina o prazo para a apresentação de candidaturas às eleições europeias, e reafirmando que, durante a pré-campanha e a campanha, não se pronunciará “sobre iniciativas partidárias”.

“Se eu digo que gosto de uma iniciativa ou concordo com ela, faço campanha por um partido, se digo que não gosto ou que discordo faço campanha contra o partido e, portanto, até ao dia 09 de junho não me pronuncio”, disse Marcelo aos jornalistas.

O presidente da República falava em Santarém, à margem de uma aula sobre o 25 de abril que hoje lecionou na Escola Secundária Sá da Bandeira.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Quem acha que vai governar a Região após as eleições de 26 de maio?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas