MADEIRA Meteorologia

Presidente da República defende que é preciso mais habitação pública

Data de publicação
11 Abril 2024
17:36

O Presidente da República defendeu hoje que é preciso mais habitação pública, que não basta o setor privado ou social e que Estado e poder local têm “um papel fundamental” a desempenhar nesta matéria.

Marcelo Rebelo de Sousa falava durante uma palestra sobre o 25 de Abril na Escola Secundária de Camões, em Lisboa, em que fez uma intervenção e depois respondeu a perguntas dos alunos, durante perto de duas horas.

Interrogado sobre as dificuldades no acesso à habitação, o chefe de Estado respondeu que “a habitação está a ficar muito, muito, muito cara” em Portugal e que “este é um problema dos estudantes, mas é um problema dos portugueses em geral”.

“É preciso haver mais habitação de iniciativa pública, é preciso, num país com a pobreza que nós temos”, defendeu.

“Não é apenas o setor privado ou o setor social que resolve o problema. É preciso que Estado e poder local tenham um papel fundamental, construindo mais, disponibilizando mais habitação”, acrescentou.

Segundo o Presidente da República, os preços subiram por “boas razões: é há mais turistas e há mais estrangeiros a querer viver, por razões de segurança, em Portugal, e então encarecem o custo, escolhem os melhores sítios e estão disponíveis para pagar mais”.

Mas também por “más razões: a capacidade de resposta fornecendo mais habitação”.

Relativamente ao aumento da oferta de habitação púbica, Marcelo Rebelo de Sousa referiu que há que reconhecer “isso já começou em parte”, mas no seu entender “começou tarde e é insuficiente, portanto, não chega para as necessidades”.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Quem vai ganhar a Taça de Portugal?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas