MADEIRA Meteorologia

Portugal integra Comité de Furacões da Organização Meteorológica Mundial

Data de publicação
08 Agosto 2025
19:09

Portugal passou a integrar o Comité de Furacões da Organização Meteorológica Mundial (OMM), na sequência de um pedido do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), anunciou hoje a instituição nacional.

Portugal não está geograficamente inserido na região da qual é agora membro, a IV, mas o IPMA diz numa nota sobre o assunto que “a dinâmica dos sistemas tropicais no Atlântico fazem com que esteja exposto a este tipo de fenómenos”.

A região em questão compreende o Canadá, Estados Unidos, França, Reino Unido, Holanda e Espanha, assim como os países da América Central e das Caraíbas.

De acordo com o IPMA, a partir de agora Portugal poderá contribuir com capacidades técnicas e científicas, e com uma rede de observação meteorológica complementar aos sistemas existentes no Atlântico Norte, com a inclusão dos novos radares dos Açores.

E poderá também, além de aceder diretamente às decisões do comité, participar em programas de formação e capacitação técnica.

A integração no Comité de Furacões da Região IV da OMM “é uma medida estratégica, coerente e necessária, que reforça a segurança nacional, amplia a cooperação entre os países e contribui para a eficácia global do sistema de alerta e resposta a furacões no Atlântico Norte”, diz o IPMA na nota.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como avalia o desempenho das autoridades no combate ao tráfico de droga?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas