MADEIRA Meteorologia

Portugal “é um dos países mais seguros do mundo” garante diretor nacional da PSP

Data de publicação
30 Maio 2025
16:49

O diretor nacional da PSP, Luís Carrilho, afirmou hoje que Portugal “é um dos países mais seguros”, sublinhando que esta é “uma realidade que deve ser dita, celebrada e protegida”.

Falando em Braga, durante a cerimónia de comemoração dos 148 anos do comando local da PSP, Luís Carrilho vincou que aquela é também “uma das zonas urbanas do país”.

“Portugal é, felizmente, um dos países mais seguros do mundo e Braga é uma das zonas urbanas mais seguras do país. Isto não é retórica institucional, esta é uma realidade que deve ser dita, celebrada e protegida”, referiu.

Na sua intervenção, Luís Carrilho alertou para a importância de recrutamento de novos profissionais, sublinhando que é preciso investir na capacidade de “atrair os melhores”, designadamente mulheres, em nome de uma polícia “mais moderna, mais humana e mais preparada”.

O comandante em suplência da PSP de Braga, Sérgio Soares, alertou para o aumento de 40% da área sob jurisdição daquele comando, para a diminuição do rácio de polícias por cada mil habitantes e para o aumento do nível etário dos profissionais.

“Há 24 anos, eram 2,7 polícias por mil habitantes, hoje são 2,3 e a média de idades é de 49 anos”, referiu.

Sublinhou que, mesmo assim, a criminalidade no distrito desceu.

Em 2024, a criminalidade geral na área de jurisdição do Comando de Braga da PSP diminuiu 8,7% face a 2023, o que equivale a menos 578 registos, segundo revelou aquela polícia.

No que diz respeito à criminalidade violenta ou grave, a PSP registou uma diminuição de 2,4% (menos seis registos).

Sérgio Soares aludiu ainda ao investimento na melhoria das instalações, com obras em curso na esquadra de Vila Nova de Famalicão e com perspetivas de intervenção em Barcelos e Guimarães.

Quanto às instalações do comando de Braga, a requalificação está “em estudo prévio”.

O presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, pediu “proatividade” na renovação dos recursos humanos e apelou à concretização da instalação de videovigilância na cidade.

O Comando de Braga da PSP tem a seu cargo uma área territorial de cerca de 89,4 quilómetros quadrados, que compreende ainda as cidades de Guimarães, Vila Nova de Famalicão e Barcelos, onde, segundo os Censos de 2021, residiam 234.677 habitantes.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas