MADEIRA Meteorologia

Mário Nogueira confirma que não será candidato à liderança da Fenprof

Data de publicação
21 Março 2025
12:57

O secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof) confirmou hoje que não vai recandidatar-se ao cargo nas eleições que se realizam durante o congresso nacional, em maio, deixando a liderança da federação após 18 anos.

O Congresso Nacional dos Professores vai realizar-se nos dias 16 e 17 de maio em Lisboa, mas cerca de um mês antes, a 10 de abril, está prevista uma conferência de imprensa para anunciar os candidatos que as direções dos sindicatos da Fenprof vão apresentar a eleições.

Para já, é certo que Mário Nogueira não será um desses nomes, confirmou o próprio durante uma conferência de imprensa, na Escola Secundária D. Dinis, em Lisboa, onde esteve reunido o Secretariado Nacional da Fenprof.

“Uma vez que irão sair deste congresso os coordenadores dos vários órgãos – secretário-geral, presidente do Conselho Nacional e presidente do Conselho de Jurisdição – nesse dia 10 de abril estaremos já em condições de dizer quem são os candidatos que a direção da Fenprof apresenta”, afirmou.

Na liderança da Fenprof desde 2007, o atual secretário-geral já tinha admitido que o congresso poderá ser “um momento de renovação dos quadros”, sem revelar se tinha a decisão tomada quanto à sua recandidatura.

Após a reeleição em 2019, Mário Nogueira afirmou que aquele seria o seu último mandato, mas no congresso nacional de 2022, num dos momentos de maior contestação dos professores dos últimos anos para exigir a recuperação do tempo de serviço, voltou a candidatar-se.

O secretário-geral garante, no entanto, que vai manter-se na federação. “Jamais era capaz de abandonar a Fenprof”, afirmou, acrescentando que, quanto à liderança, “é o momento próprio de sair”.

“Foram 18 anos muito bem acompanhado. Se não fossem os meus camaradas dos sindicatos e das coordenações, não tínhamos feito o que fizemos. Alguém tem de dar a cara, mas o trabalho é coletivo”, afirmou, em jeito de balanço.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas