MADEIRA Meteorologia

Marcelo Rebelo de Sousa inicia hoje visita oficial de três dias à Eslovénia

Data de publicação
17 Março 2025
8:21

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, inicia hoje uma visita oficial de três dias à Eslovénia, poucos dias depois de ter anunciado a dissolução do parlamento e a realização de eleições antecipadas em Portugal.

Marcelo visita a Eslovénia a convite da sua homóloga eslovena, Nataša Pirc Musar, quatro dias depois de ter anunciado a dissolução da Assembleia da República e a convocação de eleições legislativas antecipadas para 18 de maio, na sequência da crise política que levou à demissão do Governo PSD/CDS-PP, e que o levou a cancelar uma visita à Estónia prevista para a semana passada.

Naquela que é a sua segunda visita oficial à Eslovénia, depois daquela realizada em 2021 – ano em que os dois países assumiram a presidência semestral rotativa do Conselho da União Europeia -, Marcelo chegará a Ljubljana hoje à tarde, tendo prevista uma receção à comunidade portuguesa neste país, uma das ex-repúblicas da antiga Jugoslávia.

Na terça-feira, o Presidente da República será recebido pela Presidente da Eslovénia no Palácio Presidencial, em Ljubljana, estando agendada uma conferência de imprensa conjunta dos dois chefes de Estado, após a assinatura de um memorando de entendimento na área do turismo.

Ainda na terça, Marcelo participa num almoço de trabalho oferecido pelo primeiro-ministro da Eslovénia, Robert Golob, e encontra-se com o vice-presidente da Assembleia Nacional, Danijel Krivec.

Realiza ainda uma visita ao ‘hub’ de biotecnologia do Instituto Nacional de Biologia, participa no Fórum Económico Portugal-Eslovénia, e termina o dia com um jantar oferecido por Nataša Pirc Musar.

No último dia desta visita oficial, na quarta-feira, Marcelo desloca-se à localidade costeira de Piran, onde participa, juntamente com a Presidente eslovena, numa conversa com alunos da Universidade Euro-Mediterrânica (EMUNI), e tem um almoço de despedida com Musar depois de um passeio pelo centro histórico, após o que regressa a Portugal, no dia em que o parlamento é dissolvido.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas