MADEIRA Meteorologia

Marcelo considera que serviço militar obrigatório não é questão prioritária

Data de publicação
09 Junho 2024
19:28

O Presidente da República considerou hoje que a reposição ou não do serviço militar obrigatório não é questão prioritária e que o fundamental é a valorização dos recursos humanos das Forças Armadas.

”Acho que é uma questão que, neste momento, não é a questão prioritária. A questão prioritária é valorizar os recursos humanos. Entrar nessa discussão é desviar para o lado e deixar de olhar e de dar foco e atenção ao mais importante”, declarou Marcelo Rebelo de Sousa, em resposta à comunicação social, que lhe perguntou se era a favor ou não da reposição do serviço obrigatório.

O chefe de Estado e comandante supremo das Forças Armadas falava em Figueiró dos Vinhos, no distrito de Leiria, onde visitou, durante cerca de duas horas, uma exposição de meios e capacidades militares das Forças Armadas Portuguesas, no âmbito das comemorações do Dia de Portugal.

Interrogado se na sua opinião os militares portugueses estão motivados, respondeu: “Eu acho que motivados estão, mas, como sabem, a minha posição é a mesma: podem ser mais motivados”.

”Quer dizer, acho que há um compromisso da parte do Governo de levar por diante o diálogo com as chefias militares para motivar mais em termos de estatuto os recursos humanos nas nossas Forças Armadas”, acrescentou Marcelo Rebelo de Sousa.

O Presidente da República elogiou os equipamentos militares exibidos em Figueiró dos Vinhos, que incluíam “veículos não pilotados, drones, formas várias de intervenção no mar, no ar e na terra”.

”É muito diferente do equipamento que tínhamos há seis anos, sete anos, oito anos, nove anos, quando comecei eu a visitar estas exposições, e há uma capacidade de visão do futuro impressionante”, comentou.

Depois desta visita, em que esteve acompanhado por chefias militares e autarcas, Marcelo Rebelo de Sousa manifestou-se convicto de que estão a ser preparados “ainda mais saltos na qualidade dos equipamentos” das Forças Armadas Portuguesas.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas