MADEIRA Meteorologia

Mais de 200 migrantes venezuelanos repatriados a partir do México

Data de publicação
30 Dezembro 2023
18:55

Um grupo de 207 migrantes da Venezuela chegou hoje ao Aeroporto de Maiquetía [norte de Caracas] num voo de repatriamento proveniente do México, realizado pela empresa estatal venezuelana Conviasa.

A chegada foi confirmada pelo ministro dos Transportes e presidente da Conviasa, Ramón Celestino Velásquez Araguayán, através de uma mensagem na rede social X, onde sublinha que se tratou de “um voo especial, por instruções do Presidente Nicolás Maduro” como “resultado dos acordos migratórios” entre ambos os países.

Segundo a imprensa venezuelana, a chegada dos venezuelanos foi supervisionada pelo diretor-geral dos Serviços de Identificação, Migração e Estrangeiros [Saime, equivalente à Agência para a Integração, Migrações e Asilo, de Portugal], Gustavo Vizcaíno.

Dados da Plataforma de Coordenação Interagências para os Refugiados e Migrantes da Venezuela (R4V) dão conta que desde 2016, mais de 7,72 milhões de venezuelanos abandonaram o seu país, fugindo da crise política, económica e social, dos quais mais de 113.000 estariam no México.

O Presidente Nicolás Maduro disse recentemente à televisão estatal venezuelana que “quase um milhão” de cidadãos tinha regressado à Venezuela, país que realizou dezenas de voos de repatriamento.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas