MADEIRA Meteorologia

Livre pede reuniões a PS, BE, PCP e PAN para discutir próximos desafios políticos

Data de publicação
23 Junho 2024
12:44

O Livre anunciou hoje que pediu reuniões com as lideranças do PS, Bloco de Esquerda, PCP e PAN para analisar a situação política atual, na sequência das últimas eleições para o Parlamento Europeu, e pensar já nas autárquicas.

Para o Livre, é “imprescindível que o diálogo entre forças progressistas e de esquerda ocorra numa altura de grandes desafios para a democracia nacional e europeia” como os que se estão a enfrentar.

“Neste sentido, e para reforçar os canais para este diálogo, como defende desde 2014”, o Livre adianta em comunicado que convidou na sexta-feira as lideranças do Partido Socialista, Bloco de Esquerda, Partido Comunista Português e Pessoas-Animais-Natureza a reunir para analisar a situação política atual “e pensar já o próximo ato eleitoral esperado, nomeadamente, as eleições autárquicas de 2025”.

O Livre está convicto que, caso os partidos aceitem este desafio, sairão destas reuniões “pontos de convergência e perspetivas sobre os caminhos a tomar para apresentar alternativas progressistas e pela igualdade”.

Segundo o partido liderado por Rui Tavares, estas alternativas devem ser centradas “num reforço da justiça social e ambiental e na melhoria das condições de vida das pessoas, que sejam oposição às políticas e retóricas divisivas que a extrema-direita tem normalizado com o aval da direita tradicional”.

A seguir às últimas eleições legislativas, realizadas a 10 de março, o Bloco de Esquerda promoveu uma iniciativa semelhante, pedindo reuniões ao PS, PCP, Livre e PAN para analisar os resultados das eleições que “mudaram a face política do país” e debater convergências “na oposição ao Governo da direita” e na construção de uma alternativa.

“Os partidos do campo democrático, os partidos ecologistas, os partidos da esquerda têm obrigação de manter abertas as portas do diálogo e de procurar convergências”, defendeu a líder do BE, Mariana Mortágua, num vídeo que foi divulgado nas redes sociais do partido dois dias depois das eleições.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Há condições para o Orçamento da Região ser aprovado esta semana?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas