MADEIRA Meteorologia

Incêndios: Proteção Civil contabiliza cinco mortos e 17 feridos graves

Data de publicação
20 Setembro 2024
14:53

Os incêndios que lavraram nas regiões norte e centro ao longo desta semana provocaram cinco mortos e 177 feridos, 17 dos quais graves, segundo números provisórios avançados hoje pela Proteção Civil.

No ponto de situação sobre os incêndios realizado na sede da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em Carnaxide (concelho de Oeiras), o comandante nacional indicou que dos 17 feridos graves, 11 são bombeiros, e dos 87 feridos ligeiros, 36 são operacionais que estiveram a combater as chamas.

André Fernandes acrescentou que foram ainda assistidas no local dos fogos 72 pessoas, a maioria bombeiros.

Dos cinco mortos contabilizados pelo INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica), quatro são bombeiros, segundo o comandante nacional de emergência e proteção civil.

Esta contabilização excluiu duas pessoas que morreram de doença súbita no contexto dos fogos.

André Fernandes foi questionado sobre a área ardida, tendo respondido que é um valor que ainda está a ser contabilizado.

“Em relação a área ardida ainda estamos a fazer esse levantamento, bem como os danos contabilizados por estes incêndios”, precisou.

O sistema europeu Copernicus dá hoje conta que a área ardida em Portugal continental desde domingo ultrapassa os 124 mil hectares.

André Fernandes sustentou que “as áreas ardidas que saem hoje são as estimadas”.

Explicou ainda que a entidade em Portugal que tem a responsabilidade por publicar a área ardida é o Instituto da Conversação da Natureza e das Florestas (ICNF) que utiliza vários métodos, designadamente o Copernicus e a validação feita pela GNR e gabinetes técnicos florestais dos municípios.

O Governo declarou situação de calamidade em todos os municípios afetados pelos incêndios nos últimos dias.

Os incêndios, que começaram no domingo, atingiram as regiões do norte e centro do país e destruíram dezenas de casas, obrigando ao corte de estradas e autoestradas e ao fecho de escolas.

Os incêndios ficaram hoje controlados.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas