MADEIRA Meteorologia

Incêndios: Operacionais apeados e helitransportados mantêm combate em altitude em Seia

Data de publicação
21 Agosto 2025
19:32

Bombeiros e sapadores da região, apeados e helitransportados, continuam a combater as chamas em zonas de altitude no concelho de Seia, na Serra da Estrela, revelou o presidente da Câmara.

Desde a noite de quarta-feira que equipas de sapadores e bombeiros da região da Serra da Estrela têm combatido as chamas em zona de muito difícil acesso e de grande altitude (acima dos 1.600 metros) no concelho de Seia, na última secção que ainda não está contida, disse à agência Lusa Luciano Ribeiro.

Segundo o autarca, ainda há chama ativa na cabeceira da ribeira de Cabrum e na Penha dos Abutres, zona onde as máquinas de rasto ou viaturas não conseguem chegar.

Cerca de 40 homens, que vão sendo rendidos, têm combatido as chamas com recurso a ferramentas manuais, entrando por caminhos pela linha de cumeada ou helitransportados, referiu.

Em alguns casos, foi possível usar água para combater as chamas, mas com recursos a vários lances de mangueira para chegar ao fogo, disse Luciano Ribeiro, dando conta de casos em que a mangueira tinha cerca de dois quilómetros, recorrendo a vários lances entre o camião-cisterna e o fogo.

Esta é a única preocupação, de momento, no concelho de Seia, por forma a segurar o incêndio na “cumeada para não descer outro vale” e tomar, novamente grandes proporções, explicou.

O incêndio que afeta o concelho de Seia, no distrito da Guarda, começou no dia 13 no Piódão, em Arganil, distrito de Coimbra.

Ao longo de mais de uma semana este incêndio de grandes dimensões já se estendeu, além de Seia, também ao concelho de Oliveira do Hospital e Pampilhosa da Serra (distrito de Coimbra) e aos concelhos de Castelo Branco, Covilhã e Fundão (distrito de Castelo Branco).

De acordo com o último relatório provisório do Sistema de Gestão de Informação de Incêndios Florestais (SGIF), atualizado na quarta-feira, este incêndio já terá consumido 53.224 hectares.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Enfermeira especialista em reabilitação e mestranda em Gestão de Empresas
11/12/2025 08:00

O inverno chega e com ele, a pressão sobre os pulmões e sobre o sistema de saúde. As infeções respiratórias agravam-se: gripe, bronquiolites, crises asmáticas...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas