MADEIRA Meteorologia

Governo português saúda libertação de reféns israelitas e exige respeito pelo direito humanitário

Data de publicação
08 Fevereiro 2025
19:34

O Governo português saudou hoje a libertação de mais três reféns israelitas libertados pelo Hamas e exigiu “um estrito respeito pelo direito humanitário e pelos direitos dos reféns libertados”.

“O Governo português saúda a libertação de mais três reféns israelitas, em especial dos dois que têm ligações a Portugal. O cumprimento do cessar-fogo - única base para a paz - exige um estrito respeito pelo direito humanitário e pelos direitos dos reféns libertados”, referiu o Ministério dos Negócios Estrangeiros na sua conta na rede social X.

Os três homens, visivelmente debilitados, rodeados num palco por combatentes armados e encapuzados do Hamas, fizeram declarações antes de serem entregues a elementos do Comité Internacional da Cruz Vermelha Internacional (CICV).

“Peço ao Governo israelita que continue na via das negociações, peço-lhe que cumpra a segunda fase do acordo”, disse Ohad Ben Ami, 56 anos, de acordo com imagens da televisão Al Jazeera do Qatar.

Eli Sharabi, 52 anos, quase irreconhecível em comparação com a fotografia divulgada pelo Fórum das Famílias, pediu ao Governo israelita para aplicar o acordo até à terceira fase e pôr fim à guerra na Faixa de Gaza.

Segundo a Comunidade Judaica do Porto, Sharabi pediu nacionalidade portuguesa e foi certificado por esta comunidade por pertencer a uma família sefardita.

O terceiro refém, Or Levy, também certificado pela mesma comunidade, agradeceu ao braço armado do Hamas, as Brigadas al-Qasam, por ter tido comida e água durante os 16 meses de cativeiro e insistiu na continuação do pacto.

O cessar-fogo, em vigor desde 19 de janeiro, interrompeu 15 meses de guerra na Faixa de Gaza.

“As imagens chocantes a que assistimos hoje não ficarão sem resposta”, referiu um comunicado divulgado pelo gabinete do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, que se encontra em viagem nos Estados Unidos.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas